Salvador

MOVIMENTO PELA PAZ FAZ PROTESTO MUSICADO PARA SALVAR A LAGOA DE JAUÁ

vide
| 23/09/2011 às 20:15
Lagoa de Jauá pede socorro antes que se transforme num lixão
Foto: DIV

Chamar a atenção para a necessidade de revitalização completa da Lagoa de Jauá, que possui mais de 10 mil m². Esse é o objetivo principal do ato musicado O Canto da Natureza. A manifestação, promovida pelo movimento Pelo Verde, Pela Paz, acontece neste sábado (24), às 16h, nas margens da própria lagoa. Durante a programação, destaque para a participação da cantora Mariana Macedo, sobrinha de Armandinho e neta de Osmar Macedo, e para a Banda Natun, formada por estudantes adolescentes da Escola Vila de Abrantes.

A lagoa, que já esteve em acelerado processo de degradação com descarga de esgotos domésticos e industriais, lixões depositados em suas bordas e construções irregulares, vem passando por revitalização da prefeitura de Camaçari. Porém, ainda carece da retirada total de vegetações aquáticas que tomam o espelho d'água, como a taboa, que já ocupa cerca de 20% das águas. "Nessa quantidade, essas plantas se constituem uma praga, pois degradam o meio ambiente", explica a cientista ambiental e coordenadora do movimento, Geracina Aguiar.


Ela acredita que a revitalização completa da lagoa é fundamental para os moradores da região porque representa grande legado histórico e social. "Essas águas fazem parte da história da comunidade local e revelam ainda alto potencial de sustentabilidade", destaca a coordenadora. Para o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes/Ipitanga, Geneci Braz, o evento desperta na comunidade um olhar diferente do ponto de vista ambiental e cultural. "Isso deve trazer diretrizes de trabalho para a APA e demandar ações que sejam, de fato, efetivadas", afirma.


A coordenadora do departamento Socioambiental da Concessionária Litoral Norte (CLN), Juçara Freire, aponta a iniciativa como bastante oportuna. "É um leque de oportunidades para gerar novas ações socioambientais para a comunidade, já que a Lagoa de Jauá é um recurso natural que merece ser defendido e preservado, pois esse ecossistema tem sua importância e utilidade para a região", destaca. Os organizadores pedem que os participantes contribuam com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a comunidades carentes, e também que compareçam ao ato vestidos de verde e branco.


O evento tem o apoio da CLN/Instituto Invepar, Venturolli, Condomínio Albatroz, Mercado São José, Associação dos Moradores de Jauá e Pescadores de Jauá.


PROGRAMAÇÃO:

16h - Puxada de rede pelos pescadores de Jauá

16h30 - BANDA NATUR - ESCOLA VILA DE ABRANTES (cantos da natureza)

17h - GRUPO TEATRO COM VIDA - MISE-EN-SCENE - Peça: A MISSÃO DE ALICE (educandos Escola Vila de Abrantes)

17h20 - Palestra Profa. TEREZA FARIAS: DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL DE ABRANTES/JAUÁ

17h40 - POESIA: TAÍSE RAMOS

17h50 - MÚSICA: LAGOA ENCANTADA - interpretação: M NONATO E MARIANA MACEDO

18h - CANTO: AVE MARIA (SCHUBERT) VOZ DE MARIANA MACEDO

19h - TEATRO: ECO - FÁBULAS - PERFORMANCE DOS EDUCANDOS DO COLEGIO TANCREDO NEVES DE JAUÁ

19h20 - DISCURSO SOCIOAMBIENTAL EM DEFESA DA LAGOA DE JAUÁ  A SER PROFERIDO POR AUTORIDADES, AMBIENTALISTAS, SINDICALISTAS, LÍDERES POPULARES (associações)

20h10 - MÚSICA: VOZ E VIOLÃO:  NIRAI MONCORVO (MPB)  e  CELIA FERREIRA

20h20 - BANDA AMADEU ALVES (TROFEU CAYMMI - 1999-2000)  Estilo: popular-clássico

Músicos e cantores:   AMADEU ALVES - FABRICIO RIOS - JOAQUIM CARVALHO -  M NONATO - MARIANA MACEDO - VADO DO ACORDEON

21h30 - ENCERRAMENTO