O Grupo Gay de Camaçari (GGC) realiza neste final de semana a entrega do Troféu Cidadania, Prevenção e Ação Eduardo Barbosa e a 10ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros) de Camaçari.
Os eventos acontecem, respectivamente, no sábado (24/09), às 20h, no plenário da Câmara Municipal e, no domingo (25/09), a partir das 14h, com saída do Assisto, na Avenida 28 de Setembro, em direção à Praça dos 46.
O Troféu Eduardo Barbosa está na 10ª edição e visa reconhecer o trabalho desenvolvido por diversos segmentos da sociedade, no intuito de combater a homofobia, promover a cidadania e garantir os direitos da população LGBT, bem como das pessoas que vivem com o vírus HIV (AIDS) no Brasil.
Este ano, 39 pessoas serão homenageadas nas categorias Poder Público, Organização não Governamental e da Sociedade Civil, Personalidade Atuante, Artes e Artista, Justiça e Cidadania e Publicidade e Comunicação. O evento vai ser aberto ao som do Hino Nacional a ser entoado pela banda da Polícia Militar, seguido do hino de Camaçari, que será entoado pela cantora Nadja Meireles.
No domingo (25/09), a Parada Gay que terá Roseane Pinheiro (ex-dançarina da Banda Gang do Samba) como madrinha, esta prevista para começar às 14h e vai contar com a participação da cantora Gilmelândia e da Banda Gang do Samba, além de DJs e drag queens, divididos em dois trios elétricos.
Mais do que a realização de shows, a parada gay tem o cunho político e, este ano, vai abordar o tema Fazendo história, mudando conceitos e promovendo a prevenção.
Antes da Parada, o GGC vai realizar uma feijoada para as pessoas ligadas ao movimento LGBT, na Casa do Forró, a partir das 10h. A entrada será permitida às pessoas que estiverem com a camisa do evento. A entrega da roupa está marcada para sexta-feira, a partir das 9h, na sede do GGC, situado à Rua da Bandeira, nº 75, Centro.