Ficou para o dia 7 de outubro, às 9 horas, a audiência pública na Câmara de Salvador, solicitada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), para discutir a proposta de privatização ou realização de Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Elevador Lacerda e dos planos inclinados Liberdade/Calçada, Pilar e Gonçalves, além da estação de ônibus da Lapa.
Para a comunista, o Lacerda, "mais que um simples equipamento da cidade, é um marco da Bahia e do Brasil", faz parte da história da cidade, liga as partes baixa e alta do centro e é peça fundamental na economia da cidade.
Presidente da Comissão de Defesa do Cidadão, Aladilce cobra da Prefeitura, em nome dos contribuintes, explicações sobre o atual estado de abandono dos ascensores e os motivos que levaram o executivo a querer se livrar desse encargo. Segundo ela, é preciso ficar claro quanto custa manter os equipamentos, as medidas necessárias para seu funcionamento satisfatório, os valores das passagens com a mudança de gestão e os investimentos a serem realizados.