Durante a solenidade, que contou com a participação de secretários das pastas municipais
e vereadores, João Henrique destacou a construção da nova sede do Salvamar em 2007, com piscina semiolímpica que oportuniza o treinamento diário dos salva-vidas. O Prefeito comentou sobre a parceria entre a Sesp e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) para treinamento de estudantes da rede municipal de ensino, que possivelmente representarão Salvador nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O secretário Marcelo Abreu aproveitou a oportunidade para agradecer aos agentes de salvamento pela dedicação e profissionalismo da coordenadoria, apresentado resultados da atuação da coordenadoria neste ano. "No primeiro semestre foram registradas 974 ocorrências nas praias da cidade e desse total ocorreu apenas um óbito, isso representa claramente a qualidade dos serviços da Salvamar em
Salvador, por isso a Sesp tem buscado cada vez mais parcerias para equipar a ampliar a qualidade da equipe", destacou Abreu.
Para os atletas, o grande mérito da equipe é o cumprimento de 10km em cada prova, o que representa um grande preparo físico. Segundo o salva-vidas Pedro Barretto, a participação em competições é também estímulo para a equipe. "Além de assegurar o preparo dentro de uma rotina de treinamento, a participação em campeonatos de natação é também um estímulo para que mais integrantes do Salvamar busquem a qualificação", destaca Barreto.
Na ocasião, o coordenador do Salvamar, Jardiel Luquini da Silva, agradeceu ao prefeito pela atenção com a coordenadoria. "Nós só participamos de campeonatos e realizamos um bom trabalho porque estamos recebendo todo o apoio do prefeito João Henrique", destacou. "Nunca recebemos uma homenagem desde que a Salvamarfoi criada em 1981, e hoje temos a prova de que o nosso trabalho está sendo reconhecido", concluiu o coordenador.