Salvador

GOVERNO FECHA MAIS UMA ESCOLA NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E GERA PROTESTOS

vide
| 13/09/2011 às 12:00
Escola Antonio Carlos Magalhães uma das maiores do suburbio será fechada
Foto: Subúrbio News
(Subúrbio News) O governo do Estado surpreende mais uma vez o povo suburbano ao anunciar o
fechamento de mais uma escola no Subúrbio Ferroviário.

O governo que fechou no começo do ano a Escola Estadual Cleto Araponga anunciou na manhã desta segunda-feira (12) aos pais e lideranças da região que fechará a Escola Estadual Antonio Carlos Magalhães, uma das primeiras escolas do Subúrbio.



Representantes da secretaria de Educação


Os pais receberam uma ficha para preencher e colocar a escola que deseja que seu filho seja tranferido.

Salientamos qe o governo já anunciou o fechamento da Escola Estadual Filipe Busquet em
Periperi. Com isso, em 1 ano o governo do Estado fechará no Subúrbio três importantes escolas da região.

 

Lideranças Comunitárias
A notícia virou motivo de protesto e revolta dos pais e lideranças presentes que prometem um grande movimento contra o fechamento da escola.

Os representantes da secretaria de Educação do Estado apresentaram um documento de

TERMO DE ACORDO E COMPROMISSO

Conforme acertado em reuniões realizadas na sala de reuniões do Gabinete da Secretaria da
Educação do Estado da Bahi (SEC), dia 24 de janeiro, às 12h, e dia 26 de janeiro, às 10h30min, com a diretora da UEE Praia Grande, Profª. Rosangela Maria dos Santos, o assessor do Gabinete do Secretário da Educação, Profº Clóvis Caribe Menezes dos Santos, o coodenador do Reordenamento da Rede/SEC, Prof. Cléber Santana, o diretor da APLB, Profº Claudemir Nonato, e lideranças comunitárias dos bairros Nova Constituinte, Periperi e Praia Grande, em que ficou acertado e acordado os seguintes compromissos:

1. A SEC desativará, no ano letivo de 2011, a UEE Cleto Araponga, remanejando toda a sua estrutura de pessoal (corpo docente, corpo discente e funcionários) para UEE Praia Grande.

2. A Escola Antonio Carlos Magalhães continuará funcionando durante o ano letivo de 2011. A comunidade, em conjunto com a SEC, considerando o questionamento sobre a dominialidade de seu terreno, discutirá e garantirá a sua extinção a partir do final do ano letivo de 2011.

3. A SEC garantirá vagas para os alunos das UEE Cleto Araponga e Antonio Carlos Magalhães, que assim desejarem, em quaisquer das suas unidades escolares situadas no entorno dos seus domicílios. Devido já contar com total preenchimento de vagas e às condições físicas e estruturais, a UEE Felipe
Busquet não se enquadra nesse item.

4. A SEC garantirá a rediscussão da atual estrutura física, administrativa e pedagógica da UEE Praia grande visando a comportar a decisão de transferência do corpo docente/discente e funcionários para esta unidade, obedecendo à capacidade desta unidade de ensino e às portarias da programação escolar.

5. A SEC se compromete a apresentar às comunidades, presentes neste Termo, estudos
de viabilidade da possibilidade da construção de uma nova UEE nos seus entornos.


Esse termo de compromisso vai assinado pelos presentes como prova da aquiescência das
partes. Com a palavra a Secretaria da Educação do Estado.