Salvador

CÂMARA DE VEREADORES DEBATE DRAMA DA HANSENÍASE EM SALVADOR

VIDE
| 08/09/2011 às 18:00

"Os filhos separados pela Hanseníase" é o tema da audiência pública marcada para a segunda-feira, 12, às 9 horas, no auditório do  Edifício Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador (CMS). Uma justa iniciativa de tornar pública a luta pela reparação social e o sofrimento de famílias separadas por um isolamento compulsório, imposto pelo Estado brasileiro, para pais portadores da Hanseníase (antes conhecida como lepra).

A sessão foi requerida pelo vereador Jorge Jambeiro (PSDB), médico, ortopedista e especialista na reparação da doença, atendendo a um pedido do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Por mais de 20 anos o edil atuou no Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Águas Claras, onde está localizado o antigo leprosário, para onde eram levados os hansenianos. Está confirmada a presença do conselheiro nacional de Saúde e coordenador do Morhan, Artur Custódio.

De acordo com Jambeiro, "durante muito tempo os diagnosticados com Hanseníase eram encaminhados ao isolamento total da sociedade, passando a se relacionar e conceber filhos entre si; com o nascimento, as crianças eram imediatamente separadas dos pais, que apenas poderiam visitar seus filhos uma vez por mês a uma distância mínima de 200m. São estas crianças que cresceram em orfanatos ou no seio de outras famílias que hoje lutam por uma reparação social, tentando resgatar suas origens e buscando por justiça".