Salvador

FEIRA: POPULAÇÃO FOI EM MASSA A AVENDA PRESIDENTE DUTRA AO 7 SETEMBRO

VIDE
| 07/09/2011 às 19:22
Avenida Presidente Dutra, em Feira, lotada
Foto: DIV

Milhares de pessoas estiveram na avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, para acompanhar o desfile cívico realizado na manhã desta quarta-feira (7) em comemoração a independência do Brasil. Dentre os presentes no evento estavam centenas de crianças, que, uniformizadas ou não, assistiram atentas ao desfile.


Presente no ato cívico, a deputada estadual Graça Pimenta (PR) salienta o simbolismo da data. "Comemorar o 7 de setembro é uma forma de reafirmarmos a soberania do nosso país e de preservamos a nossa identidade cultural. Ver a avenida repleta de crianças com suas famílias me deixa muito feliz, pois sei que a história do nosso povo está sendo perpetuada", revela.


Mais de vinte entidades, como o 35º Batalhão de Infantaria, o Grupamento de Corpo de Bombeiros, o Colégio Militar e a Guarda Civil Municipal, se apresentaram no desfile. Por todo o trajeto, iniciado no cruzamento com a avenida João Durval Carneiro e finalizado na praça Jackson do Amauri, as entidades foram saudadas e aplaudidas pela população.

QUESTIONAMENTO

A cada 7 de Setembro o Brasil comemora a sua independência do domínio português e conquista de autonomia política.  Momento de desfiles cívicos, manifestações populares e também de reflexão sobre as atuais condições de independência do país, após os 189 anos do Grito do Ipiranga. "Existe ou não existe independência?", foi o questionamento feito pelo deputado estadual Carlos Geilson (PTN), enquanto assistia aos desfiles na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (7).

Para ele, depende do ângulo de avaliação. "Hoje, no mundo globalizado, a nossa economia, por exemplo, depende de outras economias. As crises sucedem pelo mundo e por mais distante que elas aconteçam acabam mexendo com o nosso dia a dia e padrão de vida. ‘Um espirro dado na China pode resfriar a gente aqui no Brasil'. Mas de forma institucional, o Brasil é um país livre, soberano, com todas as suas instituições democráticas funcionando. Vejo motivo de alegria para que possamos comemorar. Tomando Feira de exemplo, acredito que este é dos maiores públicos que já vi na avenida", frisou.