A revitalização da bacia do Rio Camaçari pode melhorar a vida dos moradores do Município. O projeto beneficia diretamente cerca de 60 mil pessoas que vivem no entorno do rio, abrange 1,5 milhões de metros quadrados de área urbanizada e perpassa por outros cinco rios e um canal que deságuam no Camaçari, além de 18 bairros da sede, mais os Pólos de Apoio e Plástico.
Dentre as principais intervenções estão a criação de dois Cras/Casa da Família (Centro de Referência em Assistência Social), um balneário na área do Rio da Prata, utilizada por banhistas no bairro Parque Verde, assim como a construção de dois parques de convivência, oito quadras poliesportivas, 35 quiosques para comercialização de acarajé e água de coco, 12 para comercialização de alimentos, cinco quiosques contendo banheiros públicos, além de diversos equipamentos de ginástica e brinquedos para a garotada.
O projeto inclui ainda a revitalização do Horto Florestal, a conclusão da recuperação ambiental do Morro da Manteiga e o plantio de grama e árvores em uma área de 425 mil metros quadrados. Isso sem falar nas obras de drenagem e pavimentação.
A mobilidade urbana também será contemplada com a construção de um viaduto, 26 quilômetros de ciclovia e de caminho para pedestres, 16 quilômetros de vias de contorno, no entorno do rio, para passagem de veículos, sete pontes e 37 pontilhões.
Apesar do volume de obras, a Prefeitura se preocupou em remover o menor número possível de famílias do local. Com isso, das 11.600 famílias beneficiadas, 2.357 serão removidas para as unidades habitacionais construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida.