Para que o índice de cobertura do serviço de esgotamento sanitário de Salvador seja ampliado de 85% para 90%, um dos maiores entre as capitais brasileiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está com diversas frentes de trabalho na capital baiana para implantação de três novas bacias sanitárias, que vão beneficiar mais de 300 mil pessoas que moram em bairros densamente povoados. O investimento é de R$ 120 milhões e a previsão de conclusão é 2013.
As novas bacias do Trobogi, Cambunas e Águas Claras terão mais de 470 quilômetros de tubulações em diâmetros variados e seis estações elevatórias (bombas) para atender os bairros de Águas Claras, Cajazeiras, Vila Canária, Castelo Branco, Valéria, Jardim Esperança, Sete de Abril, São Marcos, Trobogi e Canabrava. Isso vai garantir que os moradores dessas áreas tenham coleta, tratamento e destinação final adequada dos esgotos domésticos. Depois de coletados, os efluentes destas novas bacias serão conduzidos até a Estação de Condicionamento Prévio do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe (Emissário Submarino da Boca do Rio), inaugurado em maio com recursos da ordem de R$ 259 milhões
Novas bacias
A implantação das bacias do Trobogi, Cambunas e Águas Claras tiveram início em julho de 2009. No segundo semestre de 2010, os trabalhos foram paralisados pela necessidade de revisão do projeto devido às ocupações espontâneas que ocorreram em locais onde seriam instaladas tubulações e equipamentos da rede coletora. Após revisão e validação pela Caixa Econômica Federal, a obra foi reiniciada em julho deste ano. Atualmente, sete frentes de trabalho estão em atividade e, no mês que vem, outras serão reiniciadas.
A Bacia do Trobogi já conta com 90% da rede coletora e interceptores instalados para coletar os esgotos dos imóveis situados nos bairros de Trobogi, Canabrava e São Marcos. Atualmente, as frentes de trabalho encontram-se num condomínio vizinho ao cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília; no Conjunto Mata Atlântica 2, em Vale dos Lagos; na rua Lopes Trovão, em Canabrava; e nas ruas Sandra Machado, Beija Flor e Zélia Santos, também em Vale dos Lagos.
A Embasa também está executando obras para implantação da rede de esgotamento sanitário na Bacia de Cambunas, que atenderá aos bairros de Sete de Abril e Jardim Esperança. A obra também está com 90% da rede coletora e interceptores assentados. Operários trabalham, nas últimas semanas, no Loteamento Alternativo, na Via Regional, próximo a Castelo Branco. Já na Bacia de Águas Claras, que atenderá aos bairros de Valéria, Castelo Branco, Vila Canária, Cajazeiras e Águas Claras, o projeto revisado desta parte da obra ainda está em fase de análise pela Caixa Econômica Federal.