O tema principal, Cultura Biocêntrica: um convite à unidade com a vida, será abordado em palestras, mesas redondas, vivências, apresentação de monografias, pesquisas e projetos, lançamento de livros e exposições artísticas. Também serão trabalhados os temas: Integração, Vinculação, Inclusão, Ética e Estética, Conexão com a Vida, Sistema Biocêntrico nas Organizações e Educação Biocêntrica.
Está confirmada a presença do presidente da International Biocentric Foundation, Raul Terrén, além de diversos diretores de escolas de formação do Brasil e outros países. O coordenador do evento é o diretor da Escola de Biodanza Rolando Toro-Bahia, José Nivaldo Sobral. O encontro é organizado pela Escola de Biodanza Rolando Toro - Bahia e pela Associação Biocêntrica de Desenvolvimento Humano Bahia e Sergipe e será realizado no Hotel Sol Bahia - Patamares.
O QUE É BIODANZA
A Biodanza (dança da vida) é um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano baseado em "vivências" (experiências intensas no "aqui e agora") criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas, e de situações de encontro não-verbal dentro de um grupo. Quando praticada com regularidade, ela acelera processos integrativos existenciais nos níveis psicológico, neurológico, endocrinológico e imunológico.
A técnica se baseia na criação de um ambiente enriquecido com estímulos cuidadosamente selecionados. São utilizadas músicas, exercícios e dinâmicas capazes de gerar vivências que estimulam a plasticidade neuronal. Estas vivências estimulam a criação de novas redes sinápticas que despertam uma série de potenciais antes adormecidos. É um processo altamente integrativo que tem efeitos profiláticos e curativos.
A Biodanza foi desenvolvida há mais de 40 anos pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, falecido em fevereiro de 2010 aos 84 anos. Atualmente tem praticantes e escolas de formação em dezenas de países da América Latina, Estados Unidos, Europa, África e Ásia.
OBJETIVOS DO ENCONTRO
O Movimento Biodanza acredita que o ser humano é capaz de amar e cuidar da vida, pois é constituído biologicamente para cooperar e não para competir. Mas não é o que acontece na cultura atual, fragmentada por uma profunda dissociação que infiltra todos os âmbitos do saber e das ações e se projeta em diversas áreas de atuação humana.
Os profissionais e os praticantes de Biodanza atuam na construção de uma cultura biocêntrica (centrada na vida) em substituição à atual cultura antropocêntrica (centrada no ser humano). Significa criar um novo modo de viver baseado na ética, respeito à diversidade e interdependência entre todos os seres.
Para tanto, é necessário que o ser humano se conscientize da fragilidade da vida e utilize o seu potencial criativo na invenção coletiva de novos símbolos, valores, idéias e comportamentos relativos a uma nova percepção da Vida.
A Biodanza é um poderoso instrumento de transformação porque atua em níveis profundos fazendo uma verdadeira "reeducação afetiva" do ser humano que pode se tornar apto para perceber e viver a sacralidade da vida.
Este XXII Encontro Nordestino será marcado pela vivência do amor, a si mesmo, aos nossos semelhantes e ao universo. Os participantes terão oportunidade de refletir e de vivenciar com o corpo, emoção e sentimento as possibilidades de uma Cultura Biocêntrica: um convite à unidade com a vida.