Salvador

PREFEITA RILZA VALENTIM DEFENDE MANUTENÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO

VIDE
| 31/08/2011 às 09:26
 

Na manhã da terça-feira (30), a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, e o secretário municipal da Fazenda, Marivaldo do Amaral, voltaram a Brasília para participar de Assembléia Ordinária convocada pela Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais, Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural - ABRAMT.

No ato foi discutido o Projeto de Lei 8051/10 que dispõe sobre os royalties (...) e elaborado o texto final que propõe as regras de distribuição da compensação financeira pela exploração do petróleo.

O documento que será encaminhado para votação no Congresso Nacional mantém o posicionamento de Rilza Valentim e demais gestores dos municípios que compõem a ABRAMT de defesa de uma distribuição justa, onde sejam levados em conta os impactos ambientais e sociais que a atividade petrolífera causa nos municípios explorados. "Para a distribuição dos royalties ser justa é preciso que os municípios impactados recebam mais, pois os prejuízos ambientais e sociais não são divididos com os municípios que não possuem base da Petrobras", salientou a prefeita.
 
Reiterando o posicionamento já expresso por Valentim, o secretário Marivaldo do Amaral defendeu a manutenção do veto do então presidente Lula à "emenda Ibsen", que pretende ampliar o repasse dos royalties a todos os municípios brasileiros, prejudicando cidades já impactadas com os efeitos da exploração de petróleo. "Nossa mobilização em impedir que ocorram injustiças com a distribuição dos recursos para todos os municípios de forma igual permanece. Esperamos que nossa proposta de manutenção dos royalties seja aceita pela bancada federal", declarou.