Durante a VI Conferência de Educação Inclusiva, ocorrida em São Francisco do Conde, a prefeita Rilza Valentim (PT) anunciou que construirá uma nova sede da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Além de oferecer melhores condições de infraestrutura aos portadores de necessidades especiais será possível ampliar os serviços e atendimentos na unidade. "Esse é um projeto que vem para contribuir com a promoção da igualdade e também com o fortalecimento das instituições de ensino especial do nosso município", ressaltou a prefeita.
Atualmente, as acomodações da APAE funcionam nas dependências do Convento de Santo Antônio. São 13 salas de aula e 20 educadores que atendem a um público de 170 pessoas no sistema de semi-internato, na qual são oferecidos serviços ambulatoriais, de educação especial inclusiva e profissionalizante, esportes e também cursos de capacitação mediante parcerias com instituições governamentais e privadas. Segundo o presidente da instituição, Elson Dias, a despesa mensal com aluguel ultrapassa R$ 1 mil, chegando a mais de R$ 14 mil no ano. "É um dinheiro que poderia ser empregado em algo produtivo para os nossos alunos. Esse anúncio da prefeita é uma vitória para nós", comemorou Dias.
A conquista da nova sede da APAE vai sanar um pleito que perdurava por 16 anos. A unidade terá ensino integral e escola profissionalizante e o início das obras, previsto para outubro de 2012, será executado com recursos próprios. O local de funcionamento ainda será definido.
Conferência de Educação Inclusiva
A VI Conferência de Educação Inclusiva de São Francisco do Conde ocorre todos os anos durante a Semana do Deficiente e tem por objetivo promover discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência e os caminhos para o exercício da cidadania e convivência na sociedade. O tema proposto para 2011 foi: "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente". Além da prefeita Rilza Valentim e do presidente da APAE Elson Dias, participaram do encontro o secretário municipal da Educação Eliezer de Santana, renomados profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e demais autoridades locais. Essa ação é realizada pela APAE com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde.