Na região de Serra Preta, Bahia, ser vaqueiro é uma tradição passada de pais para filhos ao longo das gerações. E é com o objetivo de manter viva esta cultura que há 24 anos é realizada a Festa de Vaqueiros e Cavalos de Pisada, no povoado do Ponto. A última edição aconteceu neste final de semana.
Com 71 anos de idade, José Carlos Almeida é vaqueiro desde criança, não apenas por ofício de vida, mas também por paixão. É por isso que ele faz questão de participar todos os anos da festa e costuma ter destaque nas disputas. Mais uma vez entre os vencedores do desfile dos Vaqueiros Encourados, recebeu o troféu do deputado estadual Carlos Geilson (PTN), que participou da evento na tarde deste domingo (28).
"Sou filho de vaqueiro da zona rural de Feira de Santana, cresci nesse mundo de cavalgadas e vaquejadas e reconheço o significado que tem. O que mais me chamou à atenção na festa foi o envolvimento de crianças, porque são esses vaqueirinhos de hoje que serão os vaqueiros de amanhã e poderão manter o costume", disse Carlos Geilson, que também foi homenageado pelo presidente da festa, Mário Gonçalves, com um troféu.
Além de desfiles, a programaçãodo evento incluiu homenagens aos fundadores, shows de atrações como Flávio José e Sela Vaqueira e apresentações de aboiadores. Dentre as demais autoridades presentes estavam o prefeito de Serra preta, Adeil Figueiredo (PMDB), e o vereador de Feira de Santana, Roque Pereira (PT do B).
Também neste domingo, o deputado Carlos Geilson esteve no povoado de Rio do Peixe, no distrito de Jaguara, para assistir ai amistoso dos times locais Fluminense e Bahia.