As próximas paradas da unidade móvel da Fundação Hemoba (Hemóvel) serão no Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, nos dias 30 e 31 de agosto e na Unime, em Lauro de Freitas, em 1º e 2 de setembro, funcionando sempre das 8 às 17 horas.
No domingo, dia 3, o ônibus fará uma parada no largo do Campo Grande, em Salvador, para receber os doadores das 8 às 16 horas. Até quinta-feira, 25, o serviço foi prestado na Praça Thomé de Sousa, em frente à Câmara dos Vereadores.
Além de coletar sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia também distribui material informativo. Realiza ainda a obtenção de plaquetas sanguíneas e o cadastramento de pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Outra expectativa da equipe da Hemoba é fidelizar os doadores, incentivando-os a fazer novas doações. Para fazer parte dessa corrente voluntária basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade, apenas com autorização formal dos pais ou responsáveis), peso acima de 50 kg.
No momento da doação é obrigatório apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. As recomendações médicas são: nunca ir em jejum, repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, evitar fumar por pelo menos duas horas antecedentes e evitar alimentos gordurosos.