Salvador

CINE DEBATE DO HGRS COMENTA SOBRE USO E ABUSO DAS DROGRAS

VIDE
| 26/08/2011 às 07:07
A maneira correta de se comunicar um diagnóstico ao paciente e o cuidado necessário com o cuidador já foram temas abordados no Cine-Debate, evento promovido pelo Serviço de Psicologia do Hospital Geral Roberto Santos. Mas a programação também inclui outros temas de alcance mais amplo, como a sexualidade e a violência doméstica. As drogas se incluem nesses temas, e são o foco de mais um Cine-Debate, que discutirá "O uso e abuso de substâncias psicoativas", nesta sexta, às 14 horas, no Auditório I, andar Intermediário do HGRS.  

O uso abusivo de drogas é um problema cada vez mais preocupante na sociedade brasileira e em grande parte do mundo. Mas não é um problema novo, como explica a coordenadora do Serviço de Psicologia, Alice Leal.

"Em todos os tempos, substâncias psicoativas foram utilizadas para anestesiar a dor de existir do ser humano. Mas, quando esse uso passa a ser compulsivo, acarreta comprometimento nas relações familiares, sociais e de trabalho e afeta diretamente a saúde do indivíduo, e então essa questão ganha toda uma complexidade e merece maior atenção dos profissionais de saúde". 

  Aberto a toda a comunidade do hospital, o Cine-Debate acontece há mais de três anos como iniciativa do Serviço de Psicologia, e foi pensado como um espaço de debates das experiências vividas no ambiente hospitalar sob um enfoque mais lúdico, para potencializar a interação entre os profissionais das diversas áreas. O evento é aberto a toda a comunidade do hospital, incluindo estudantes e visitantes que se interessem pelo tema.