Salvador

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM ITABUNA TEM PALESTRA DE IVONE BOECHAT

vide
| 20/08/2011 às 09:28
Professores participaram do seminário em Itabuna com grande audiência
Foto: Waldyr Gomes
 

"O planeta precisa ouvir a voz do educador". Com essa frase a conferencista Ivone Boechat começou a sua palestra para centenas de professores da rede pública e particular de ensino de Itabuna e demais participantes do III Seminário do Projeto Formando Constelações, realizado na última quinta-feira, dia 18, no Centro de Cultura Adonias Filho. Num primeiro momento, Boechat abordou o tema "Educação Integrada e Valores Humanos - Um Convite a se Atravessar Fronteiras".

        Citando um poema de Bertold Brecht (1898-1956), Ivone, que também é graduada em Pedagogia e tem uma experiência de mais de 40 anos na Educação, provocou uma reflexão sobre o quanto à indiferença é prejudicial ao relacionamento humano. "O educador não pode perder a esperança de que o mundo pode ser transformado a partir da sua atuação. Neste sentido, bem nos falou Immanuel Kant que ‘o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele'.", disse

        Portanto, acrescentou Boechat, é necessário que assumamos com dignidade o nosso papel e para isto é preciso, primeiramente, sermos pacificadores. "Pois como bem nos ensinou Jesus Cristo, mestre dos mestres, que os pacificadores e os que promovem a paz são bem-aventurados e herdaram o reino dos céus", argumentou a Ivone sob aplausos da platéia.

        Ainda citando as sagradas escrituras, a palestrante conclamou os professores a fazer a experiência da pedagogia ensinada pelo Cristo, exercitando o amor e a prática do perdão. Ivone Boechat lembrou também aos professores que a implantação da cultura de paz, do respeito e da valorização das diferenças é algo intrínseco à pratica educativa. Num segundo momento, no período da tarde, a conferencista voltou a falar aos professores e aos outros participantes do Seminário sobre "A Arte de Formar Educadores para o Uso Inteligente das Emoções".

        A abertura do III Seminário do Projeto Formando Constelações (PFC) contou com a presença do vice-prefeito Antonio Vieira; do secretário da Educação, Gustavo Lisboa; do vereador Claudevane Leite; da coordenadora do PFC, Erenita Cristina Araújo; do padre Vinícius Mascarenhas, que também representou o bispo Dom Ceslau Stanula, idealizador do projeto; do pastor Hélio Lourenço, pioneiro na adesão ao PFC; além de representantes de diversos segmentos da Educação.