(Atualizada às 18h11min)
Pouco antes de participar da solenidade de adesão de cerca de 20 prefeitos ao Pacto pela Educação, em Paulo Afonso, na tarde desta sexta-feira (19), o governador Jaques Wagner falou à imprensa local sobre a questão que envolve o Hospital Nair Alves de Souza, administrado pela Chesf.
O governo pretende criar uma fundação estatal para gerir a unidade hospitalar, o que permitiria a aplicação de recursos estaduais e federais na melhoraria do atendimento. Porém, Wagner disse que isso deve ser feito de uma forma que faça com que a Chesf também participe desses investimentos.
"Não é admissível que a Chesf deixe de investir na Bahia, o estado que mais consome a energia produzida por ela".
Comenta-se em Paulo Afonso que a companhia pretende interromper a destinação de recursos para o hospital, o que a população local e o governador não concordam.
(Matéria das 16h)
Moradores da região de Paulo Afonso, a 450 quilômetros de Salvador, foram beneficiados nesta sexta-feira (19) com a entrega das obras de recuperação da BA-210 e com a assinatura de documento que garante a implantação de ações do Programa Todos pela Escola.
O trecho de 32 km de estrada recuperada compreende a região que liga Paulo Afonso a Itaparica e dá acesso ao povoado de Quixaba (município de Glória). A obra foi entregue pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.
A área foi restaurada e pavimentada com dupla camada de asfalto, num investimento de mais de R$ 14,6 milhões. A recuperação beneficia cerca de 195 mil pessoas dos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória, e todo o complexo da Barragem de Itaparica.
De acordo com o governador Jaques Wagner, o Estado também vai restaurar a rodovia BA-210, trecho Divisa BA/SE (Xingonzinho) - Entroncamento da BR-110, com 24 quilômetros de extensão. A obra tem investimento de mais de R$ 5,7 milhões e irá favorecer aproximadamente 180 mil moradores das cidades de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória e Santa Brígida.
Para a presidente da Associação de Moradores da Zona Rural de Paulo Afonso, Quitéria Socorro Ferreira, 35 anos, a obra contribuiu para melhorar o tráfego nas estradas da região. Segundo ela, a recuperação beneficiou principalmente o escoamento da produção local. "Antes, com os buracos, era muito difícil trafegar na região e até assalto tinha. Agora, temos segurança, nossos carros não quebram mais e chegamos rápido ao nosso destino".
Educação
Ainda em Paulo Afonso, prefeitos de 25 municípios da região aderiram ao Pacto com Municípios, compromisso do Programa Todos pela Escola, que vai alfabetizar todas as crianças de escolas públicas baianas até os oito anos de idade. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural Lindinalva Cabral.
Entre as atribuições do governo estadual, estão a produção e distribuição dos livros e materiais pedagógicos para professores e estudantes da alfabetização de todas as escolas públicas, além da formação dos professores.
Ao todo, 214 municípios já aderiram ao programa. Serão contempladas 7.244 escolas das redes municipais de ensino, com 10.651 professores alfabetizadores e 277 professores formadores, beneficiando 191.718 estudantes.