O Dia Municipal do Maçom (20 de agosto) será comemorado também pela Câmara de Salvador. A data merecerá uma sessão solene, marcada para a próxima segunda-feira, 22, às 19 horas, requerida pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que retornou às atividades legislativas na última segunda-feira, 15, depois de passar por cirurgia cardíaca.
Mangueira é autor também da lei que instituiu o dia oficial dos maçons para a cidade. Foram convidados para a solenidade os grão-mestres Itamar Assis Santos, da Grande Loja, e Silvio Souza Cardim, do Grande Oriente Estadual da Bahia, encarregados de falar sobre a data.
A homenagem se somará a uma série de atividades comemorativas programadas pela Ordem. Neste sábado, 20, acontecerão duas carreatas em direção ao Farol da Barra, ambas a partir das 9 horas, uma saindo do Largo de Roma e a outra da Rua Visconde de Itaboraí, em Amaralina.
Chegando à Barra, por volta das 10h, haverá um trabalho social com apoio do Hospital Aristides Maltez, Hemoba e outras entidades da área da saúde e voluntários. Participarão integrantes das lojas Veralux, Grande Loja e Grande Oriente. Palestras internas sobre temas de interesse da Ordem e de caráter nacional dos maçons complementam a programação.