Salvador

MADRE ITALIANA RENATA SAURA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ DE SALVADOR

vide
| 11/08/2011 às 19:08

A madre italiana Renata Saura tornou-se hoje, 11, pela manhã, cidadã soteropolitana, em solenidade realizada pela Câmara Municipal de Salvador, que homenageou os trabalhos sociais e culturais desenvolvidos pela religiosa (natural de Florença) na região localizada entre São Caetano e Lobato (subúrbio ferroviário), na capital baiana.

A iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT) foi, segundo ela, uma forma de reconhecer a atuação da freira, há 22 anos em Salvador. Ela é uma das fundadoras do projeto, surgido com o nome de Ágata Esmeralda, na Capelinha do São Caetano.

As atividades cresceram, ganharam espaço na igreja e, mesmo sem a ajuda dos poderes públicos, atualmente auxiliam as escolas, educando e nutrindo cerca de 900 jovens. Hoje o título do trabalho é Conexão Vida com um leque de opções para crianças e adolescentes, entre oficinas de arte, informática e esportes.

Madre Renata emocionou-se com a condecoração: "Estou muito feliz e lisonjeada com esta homenagem. Boa parte do povo sofrido, que enfrenta uma dura realidade diariamente, está aqui. As dificuldades que passamos todos os dias precisam ser vistas pelos poderes públicos", declarou.

Marta Rodrigues elogiou o empenho da homenageada para ajudar a diminuir os problemas sociais nos bairros mais carentes de Salvador. "Madre Renata não é apenas referência em projetos de educação; a missão dela será referência para outras regiões onde atuam as Irmãs Estabelecidas da Caridade".