Salvador

S. FRANCISCO DO CONDE SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL PAN-AFRICANO,DIA 13

VIDE
| 10/08/2011 às 12:07
Prefeita Rilza Valentin destaca papel do Enipam para cultura afro-baiana
Foto: ASCOM
 

No próximo sábado (13), em São Francisco do Conde, será aberto o I Encontro Internacional Pan-Africano - Enipan, que é um desdobramento de evento ocorrido em Paris, no período de 31 de março a 3 de abril deste ano, denominado Encontro Euro-Afro-Brasileiro de Paris. Assim como foi na França, a etapa brasileira, que acontece em São Francisco do Conde e em Salvador, é preparatória para o Ano Mundial do Renascimento Pan-Africano, que ocorrerá em 2013 em diversos países do mundo, incluindo o continente africano.


São esperadas personalidades de várias nacionalidades, incluindo Michel Vialay, (prefeito de Mantes-La-Jolie, cidade a 65 quilômetros de Paris que tem parcela significativa da população formada por afro-descendentes), a deputada federal Benedita da Silva e o secretário estadual da Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI, Elias Oliveira, entre outros.
 
A abertura solene do Enipan se dará na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, às 19 horas, com a explanação dos objetivos do encontro e a apresentação e saudação das comitivas internacionais.


No domingo, acontecerá o Festival Negro de Arte e Cultura - Fesneacult com o lançamento do projeto Rota Afro Cultural do Recôncavo e um cortejo cultural com a participação de 14 cidades. No mesmo dia, à noite, os participantes poderão assistir a shows da cantora sanfranciscana Izabel Nogueira, do grupo de reggae Dissidência e apresentações especiais de Margareth Menezes e do Ilê Aiyê.


Na segunda-feira as comitivas visitantes e demais participantes vão a Cachoeira, onde acontece uma das manifestações culturais de origem africana mais importantes do País, a festa da Irmandade da Boa Morte.  Na terça, o evento retorna à Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde. O ponto alto da programação será a assinatura do protocolo de intenções que torna São Francisco do Conde e a francesa Mantes-La-Jolie cidades-irmãs. Ao final da solenidade haverá uma apresentação de grupo cultural da cidade.


A parte final do Encontro Internacional Pan-Africano será em Salvador, no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores onde se realizará, a partir das 8 horas, de quarta-feira, 17, a Conferência de Lançamento do Ano Mundial do Renascimento Pan-africano - AMRP, com debates e discussões de temas como "O pan-africanismo como estratégia de desenvolvimento da África e suas diásporas na modernidade" e "Os avanços pan-africanos no Mundo".