A Polícia Militar da Bahia informou, através de nota, que o homem que desceu de um carro com uma arma em punho para passar por uma manifestação na segunda-feira (8), no bairro de Águas Claras, em Salvador, foi identificado e é um soldado lotado na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Cajazeiras.
De acordo com a PM, o policial se apresentou espontaneamente na 3ª CIPM na manhã desta terça-feira (9).
A PM informou que foi instaurada uma sindicância para apurar a conduta do policial, que estava de folga no momento da manifestação. O soldado cumpre expediente administrativo. O resultado da sindicância deve sair entre 15 a 20 dias e ele pode ser penalizado pelo comportamento.
"Vai ser analisada a conduta dele, se o comportamento é ilegal ou se está dentro de um padrão justificável. Só se pode afirmar o que vai acontecer depois que ele explicar o que motivou o comportamento dele", explicou capitão Pita, assessor de comunicação da Polícia Militar da Bahia.
Ainda segundo Pita, testemunhas que estavam na manifestação também serão ouvidas para que a PM analise se o comportamento do soldado foi ou não incorreto.
Caso
Na manhã de segunda-feira (8), o soldado desceu armado de um carro que foi parado por uma manifestação de moradores do bairro de Águas Claras, em Salvador. A pista estava interditada com lixo, pedaços de madeira e outros objetos. Nenhum tiro foi disparado, mas os manifestantes ficaram assustados com a situação e deixaram que o rapaz passasse pelos obstáculos.
O homem usava calça jeans e blusa social azul e desceu de um veículo modelo Fiesta, de cor preta. Ele retirou os objetos que bloqueavam a passagem da rua Celika Nogueira, conhecida como Ladeira de Águas Claras, com arma em punho. Com passagem liberada, o homem entrou na carona do carro e seguiu viagem.
O tenente Cruz, da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), afirmou que o comportamento de sacar arma não é padrão dos homens do Núcleo. No mesmo dia, a assessoria da Polícia Militar informou que estava apurando a identidade do homem e que havia constatado que não se tratava de um membro da corporação.
Protesto
O protesto dos moradores foi iniciado por volta das 5h de segunda-feira. Eles pedem melhorias para o transporte coletivo que atende a região. Segundo a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, a manifestação foi encerrada por volta das 10h.