Salvador

TRAGÉDIA EM CANTEIRO DE OBRAS EM SALVADOR COM 9 OPERÁRIOS MORTOS

VIDE
| 09/08/2011 às 09:07
Equipes de TV no local do acidente em obra paralisada e sem fiscalização
Foto: BJÁ

(Atualizada às 12h11min)

Nove operários morreram em acidente em prédio em construção, nas proximidades do Iguatemi na manhã desta terça-feira (09). Para o filho de uma das vítimas, o motivo do acidente foi imprudência. Os trabalhadores estavam dentro do elevador da obra quando ele despencou de uma altura de mais de 20 andares. O acidente ocorreu por volta das 7h30 no edifício localizado atrás do edifício Thomé de Souza, ao lado do Hiperposto na Avenida ACM, bairro nobre de Salvador.


Washington dos Santos, filho do carpinteiro Martinho dos santos, que estava no elevador no momento da queda, disse que não é a primeira vez que o elevador de obra apresenta problemas. "Foi imprudência, que eles sabiam que só cabiam 8 pessoas, mas subiam 12 e até 15. Todo dia dava problema, todo dia parava, e ninguém fazia nada", disse em prantos, após saber da notícia da morte do pai. Washington trabalha na obra e soube da morte do pai quando chegou para trabalhar.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA), José Souza Lima, reclamou da falta de técnicos de seguranças na obra. Segundo ele, a obrigação da empresa é ter um técnico a cada 50 operários. Segundo ele, as empresas responsáveis pela obra, a Construtora Segurança e a Santa Emília, tinham 150 funcionários, e, portanto precisariam ter, pelo menos, 3 técnicos de segurança, porém elas tinham somente um. Lima disse ainda que o único técnico de segurança trabalhava fazendo ronda entre os diversos empreendimentos das empresas e que não estava no momento do acidente.

A Construtora Segura ainda não se manifestou sobre o caso e disse que vai enviar um comunicado para a imprensa ainda hoje.


RESGATE

Segundo nota divulgada para a imprensa, os bombeiros foram acionados volta das 07h33min através do número 193, equipe de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros para atender vítimas de queda de elevador em construção civil na Avenida Antônio Carlos Magalhães - Iguatemi.

Foram deslocadas três viaturas do tipo Ambulância do Salvar, e uma viatura de busca e salvamento sob o comando do Ten Mascarenhas.

Após a chegada das equipes de socorro, foram retiradas 09 (nove) vítimas fatais de um elevador que caiu de um prédio em construção. No local, se encontram também equipes da Polícia Militar e integrantes do DPT e da Delegacia da área, que investigarão as causas do acidente.




(Matéria das 9h)
Nove operários morreram em um acidente em uma obra na região do Iguatemi por volta das 7h30 desta terça-feira (9). Os homens estavam em um elevador que despencou do 20º andar de um prédio residencial em construção, nas imediações da Avenida ACM, próximo ao Hiper Posto.

De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), várias equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, além doSalvar, da Polícia Militar, de equipes do IML e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme explicou o engenheiro responsável pela obra, Manoel Segura, ainda não se sabe se oito ou nove operários morreram, porque não há certeza sobre o número de operários que estava no elevador. "Eles estavam subindo para ir trabalhar. O cabo soltou, mas não sabemos o porquê. O elevador era seguro, eu mesmo usava ele todos os dias. Não sabemos como aconteceu", lamentou.

O operário Adailton dos Santos, de 44 anos, escapou por pouco. Ele iria entrar no elevador, quando o operador informou que a cabine estava lotada. "O elevador estava mais ou menos na 20ª laje quando a gente viu o fogo", disse o operário, que completou 44 anos ontem. "Poderia estar morto", disse.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom-BA), José Ribeiro, afirmou que a categoria lamenta e está abalada com o acidente. "Ainda não dá para saber quantos operários estavam no elevador, vamos aguardar as informações da Polícia Técnica", disse.

O tráfego segue interditado no local, a partir da Rua Saturnino, para facilitar o trabalho das equipes de resgate.