Com o tema Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro, teve início na tarde desta terça-feira (09/08), a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari com grande participação de trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde do Município. O evento aconteceu no Teatro da Cidade do Saber.
Durante a abertura, o secretário de Saúde, Camilo Pinto, falou do crescimento e da importância dos Conselhos Locais de Saúde e do controle social por parte da sociedade, ações que colaboram significativamente para direcionar as iniciativas da Prefeitura.
"É importante aprofundar as discussões durante os três dias da conferência para traçar um plano de políticas públicas de saúde para os próximos quatro anos", afirma o secretário, acrescentando que a Prefeitura vai implementar políticas afirmativas para melhorar ainda mais o serviço de saúde do Município.
Como exemplo, Camilo Pinto citou a implantação do call center para a marcação de consultas, que será implantado "até o final do mês", completa.
O prefeito Luiz Caetano foi representado pelo secretário da Administração, Ademar Delgado, que falou da força que o evento tem, pois trata de um dos assuntos mais essenciais na vida da população. "Queremos uma saúde cada vez melhor. Este encontro vai apontar para os rumos que deverão ser tomados para que isso aconteça."
O representante do Conselho Nacional de Saúde, o médico Pedro Tourinho, relatou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é uma política pública que tem o objetivo de oferecer acesso aos serviços e aos procedimentos da saúde de forma plena para todos os brasileiros.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Paulo Costa, a conferência é o momento máximo da saúde no Município.
A palestra do evento foi realizada pela professora doutora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia, Lígia Vieira, que tratou das mudanças no SUS nos últimos anos.