A operação Caruá, realizada pela Polícia Federal (PF), destruiu 85 mil pés de maconha na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia.
De acordo com a PF, a quantidade corresponde a 21,2 toneladas, que seriam destinada ao tráfico de drogas. A operação foi iniciada no sábado (30) e a previsão é de que termine na sexta-feira (5).
Na Bahia, a operação está concentrada na região da caatinga e já percorreu as cidades de Juazeiro, Curaçá e Campo Formoso. Pernambuco também é alvo da ação policial, nas cidades de Petrolina e Dormentes.
Segundo a PF, a quantidade representa 33% a mais de droga destruída em comparação à edição anterior da mesma operação. Na ocasião, foram erradicados 65,8 mil pés de maconha em dez dias de operação.
Executam a ação um efetivo com 65 policiais federais das Superintendências da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Distrito Federal. Também auxiliam a operação a Polícia Civil, a Polícia Militar, Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar) e a Cipe (Companhia Independente de Policiamento Especializado) - Caatinga.
A Polícia Federal esclarece ainda que a operação Caruá faz parte de um ciclo de combate a entorpecente no Valo do São Francisco.