A agência do Banco do Brasil (BB) de Amargosa (a 240 km de Salvador) foi assaltada nesta quarta (3) por quatro homens armados com pistolas, que invadiram a casa do assistente de negócios do banco, André Silva, na noite de terça (2) e fez ele e a família como reféns.
De acordo como capitão da Polícia Militar (PM), Elismar Silva, o grupo passou a noite na casa do funcionário e nesta manhã, por volta das 8 horas, dois criminosos seguiram com a mulher e os dois filhos do bancário, de três e seis anos, enquanto outros dois bandidos foram para a agência com o assistente de negócios.
O funcionário foi obrigado a entrar no banco e tirar dinheiro para os assaltantes. A
quantia não foi revelada. Em seguida, a dupla fugiu no carro do bancário e a mulher e os filhos dele foram liberados cerca de 30 minutos depois.
Segundo informações da Polícia Militar, os dois filhos e a mulher do bancário foram mantidos reféns em um matagal naa localidade conhecida como Tartaruga, que fica entre Amargosa e Milagres. A mulher e os filhos foram localizados por PMs, que faziam ronda na região.
"Eles chegaram à casa do funcionário do banco na terça por volta das 19h30 e lá ficaram até a manhã de hoje. Primeiro eles seguiram com a mulher e os filhos dele para uma localidade da zona rural. Uma parte voltou e seguiu para a agência com o bancário. Ficaram na porta, dentro do carro, esperando ele tirar o dinheiro. Após a ação, fugiram em direção ignorada", contou o capitão PM.
A mulher do bancário disse à polícia que durante toda a noite eles não fizeram ameaças e nem feriram ninguém. "Ela contou que estavam todos tranquilos e que tranquilizaram a família também. Geralmente eles agem assim para não levantar suspeitas de vizinhos. Usaram o carro do funcionário do banco durante todo o tempo e não estavam mascarados", informou o capitão Elismar, da PM.
Policiais do Grupamento Aéreo da PM e da Caatinga fazem parte das buscas ao bando na região. "Um helicóptero da policia está sobrevoando a região em busca da quadrilha", disse o capitão.
Comerciantes vizinhos a agência disseram que os criminosos agiram em silêncio e a ação não foi percebida pelos moradores da cidade.
De acordo com o delegado de Amargosa, Marcos Maia, já há suspeitos: "Temos alguns nomes. Toda ação foi feita no carro do funcionário do banco. Estamos em diligências por toda região, com reforço de policiais da 4ª Coorpin, de Santo Antônio de Jesus, e da 12ª Coorpin de Itaberaba, para tentar capturar o bando", garantiu o delegado.
O presidente da Associação Comercial de Amargosa, Vinicius Bulhões, disse que a entidade está se mobilizando para instalar câmeras de segurança na área comercial e bancária da cidade. "Toda a arrecadação de nossas campanhas será revertida para reforçar a segurança do centro comercial, com a instalação de câmeras e de uma central de monitoramento. Desde o último assalto a bancos, em 2010, estamos nos
mobilizando", assegurou o empresário.
Arrastão - No dia 8 de fevereiro de 2010, cerca de 20 bandidos encapuzados fizeram um arrastão em Amargosa, roubando as agências do BB e Caixa Econômica Federal (CEF), além de lojas comerciais. O bando levou mais de R$300 mil dos dois bancos, além de dinheiro de uma casa lotérica e duas lojas. Depois do saque, o bando levou dois policiais e o gerente da CEF como reféns. Os três foram liberados quatro horas depois. Os policiais tiveram as armas e os coletes roubados pelos integrantes da quadrilha, que ainda tentaram invadir a delegacia, mas desistiram porque o local estava vazio. (A Tarde)