vide
Prefeito Paulo Cezar entrega um dos certificados a aluna
Foto: Amilton André
O prefeito Paulo Cezar participou nesta quarta-feira, 03, da solenidade de entrega de certificado aos 700 alunos do 4º ao 6º ano do ensino fundamental do Programa de Formação e Prevenção ao Uso de Drogas - PROERD desenvolvido pela Polícia Militar no município, em parceria com escolas da rede pública e privada de ensino.
A entrega dos certificados aconteceu no Auditório do Colégio Santíssimo Sacramento e contou com a participação do Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Gildeon Fontes de Araújo, do secretário de Educação, Caio Castro, diversas autoridades militares, pais, familiares dos participantes, representantes da igreja, de associações de bairro, vereadores e convidados.
O PROERD é um programa de formação e prevenção ao uso de drogas e consiste em uma ação conjunta entre policiais devidamente capacitados, denominados de Policial PROERD, aptos para desenvolver atividades através de metodologia voltada para crianças, professores, especialistas, estudantes, pais, comunidade.
O Policial PROERD tem como objetivo instruir alunos da rede publica e privada sobre prevenção e combate às drogas e à violência. O programa teve sua origem nos Estados Unidos da América no ano de 1983, com o nome DARE - Drug Abuse Resistance Education e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, conta com 06 currículos que vai da pré-escola até o currículo para a família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais.
Segundo Gildeon Fontes de Araújo, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas, o Programa é desenvolvido em Alagoinhas e na cidade de Sátiro Dias e pretende ampliar para outros municípios da região. "O PROED é executado em um período de 4 meses e consiste no trabalho preventivo voltado para criar nas crianças habilidades para dizer não às drogas e à violência, através de um trabalho totalmente preventivo", comentou o comandante.
No ato da diplomação, as crianças fizeram o juramento se comprometendo a manter-se afastados das drogas, recitaram poesias, homenagearam os instrutores do Programa e entoaram cânticos e hinos como o do Brasil e o do PROERD.