"Antes, quando chovia e a gente tinha que descer para pegar o ônibus era obrigado a levar um saco plástico cheio de água, porque quando chegava lá embaixo precisava lavar os pés pois era pura lama, hoje o que estamos vendo é respeito ao povo". O depoimento do morador Agostinho Gregório, conhecido como Nem do Monte, define a transformação vivida pelo distrito do Monte Recôncavo, onde, na noite de sexta-feira (29), a prefeitura de São Francisco do Conde entregou várias obras construídas com recursos próprios.
Para o morador do Monte, agradeceu preocupação da administração municipal com os que mais precisam e disse que quem conheceu São Francisco do Conde antes e vê o município agora não entende porque "demorou tanto para que todo o dinheiro que São Francisco do Conde recebe nunca foi aplicado para melhorar a vida da sua população". Nem do Monte comemorava, junto com outros milhares de moradores do distrito, a inauguração de várias obras ao mesmo tempo.
O Monte Recôncavo ganhou nova iluminação, ruas pavimentadas, uma quadra poliesportiva, banheiros em várias casas de famílias de baixa renda, uma praça com parque infantil e espaço de convivência e a estrada de acesso completamente asfaltada, deixando para o passado a lama e a humilhação a que se referiu Nem.
Durante a solenidade de inauguração das benfeitorias no distrito, a prefeita Rilza Valentim afirmou que aquele era um momento especial para ela, pois ela estava entregando mais um conjunto de obras construídas com verbas da prefeitura e deu um recado duro aos adversários, a quem acusa de querer antecipar a campanha e usar mentiras para atacar o seu trabalho e atingi-la pessoalmente.
"Podem espernear, reclamar, xingar que não vão conseguir o que querem. Para levar o dinheiro de São Francisco do Conde para fora eles terão que passar por cima de mim e de vocês, que dão a força que esta mulher miúda, de 1m50 e 52 quilos, para continuar trabalhando. Enquanto eu estiver prefeita, com o apoio do povo, o dinheiro de São Francisco do Conde vai ser aplicado em obras, em programas sociais e serviços que melhorem a vida das pessoas, não vai pro bolso de ninguém", avisou a prefeita de São Francisco do Conde.