As principais ruas do centro de Lauro de Freitas se encheram de cor e ritmos na manhã deste sábado, para homenagear os 49 anos de emancipação política do município. Cerca de 3.500 alunos desfilaram pelas ruas do centro e cada escola destacava um aspecto da sua cultura e história. Nas faixas e cartazes, mensagens de paz e amor à cidade. O espetáculo, que se estendia por mais de um quilômetro, levou alegria e emoção a moradores e comerciantes, que assistiam das calçadas e janelas.
Mas foi a apresentação das fanfarras, composta por crianças e jovens de 7 a 24 anos, que mais chamou a atenção, confirmando a vocação da cidade para essa arte. "Eu amo fanfarra. Fico emocionada só de ver", confessa a estudante Lícia Araújo. As fanfarras vieram com as escolas da rede municipal Pedro Paranhos, Lagoa dos Patos, Itamar Oliveira, Vida Nova, Quingoma de Fora, Solange Coelho e do Programa Escola Aberta. E convidadas como a Fanfarra da Escola Dois de Julho, em Salvador, além da campeã baiana Fanresol, de Lauro de Freitas.
As escolas saíram do final de linha dos ônibus. Mesmo sob ameaça de chuva, os estudantes mostraram animação em todo o percurso de três quilômetros até a Praça da Matriz. Capoeiristas e grupos de dança, embalados pelo ritmo dos pandeiros e berimbaus, saudavam a população.