Nota da Secom explicando porque prefeito JH cancelou a coletiva de hoje que falaria sobre o andamento das obras do Metrosal:
Após conclusão da análise dos projetos das obras do segundo tramo do metrô de Salvador, por parte do Departamento de Engenharia de Construções Metroviárias do Exercito (DEC) cabe, impreterivelmente, à Companhia de Transportes de Salvador-CTS, órgão vinculado à Secretária de Transportes e Infraestrutura-SETIN, compatibilizar as informações recebidas no Sistema SICRO III (sistema oficial utilizado para orçamentação de obras metroferroviárias no Brasil) às planilhas contratuais, conforme o padrão existente.
Contudo, na manhã desta sexta-feira, 29, quando a CTS concluía a compatibilização dos dados houve uma queda no sistema SICRO III, impossibilitando a conclusão da ação, não sendo possível estruturar os dados, seguindo a determinação do TCU. O fato das análises não terem chegadas a CTS no padrão SICRO III, obrigou a companhia adequar tecnicamente as informações apresentadas pelo DEC.
Esta é a forma para que o TCU possa executar o seu papel de verificador e examinador dos números apresentados, o que o conduzirá, a partir dessas análises, tirar conclusões à respeito dos orçamentos apresentados comparativamente com os serviços já executados. Desse modo, cabe a CTS cumprir determinação exarada pelo TCU, até deliberação ulterior desse Tribunal.