Salvador

ITABUNA: GOVERNO E 28 MUNICIPIOS SE UNEM PARA ALFABETIZAR CRIANÇAS

vide
| 28/07/2011 às 17:59
Governador Wagner no ato em Itabuna, Sul da Bahia
Foto: Manu Dias

A primeira assinatura do Pacto com Municípios, compromisso do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é o destaque dos diversos eventos em comemoração aos 101 anos de Itabuna, no Litoral Sul da Bahia, nesta quinta-feira (28).

A programação começou por volta das 15h, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) - Praça José Bastos, 55, Centro - onde 28 prefeitos da região aderiram ao pacto, que vai alcançar inicialmente 214 municípios e tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos.

Segundo o governador Jaques Wagner, o Pacto com Municípios é uma uma metodologia mais moderna e eficiente para a educação. "Estamos editando uma série de publicações e fornecendo aos municípios, fazendo a formação dos orientadores deste sistema, e eu creio que logo estaremos colhendo os frutos, com as nossas crianças já alfabetizadas aos oito anos. Este é um presente que a gente traz para a Bahia e que coincide com os 101 anos da cidade de Itabuna".

O governador fez um paralelo entre as ações na área de inclusão social, inclusive educação, e o Pacto pela Vida, "que é uma visão mais globalizante da segurança e da violência e que passam também pela polícia, pela investigação e pelo presídio. Mas isto cuida de uma minoria, que entrou pelo caminho da marginalidade, do tráfico de drogas, da bandidagem".

Wagner disse que a principal preocupação do Governo do Estado é com a maioria, que precisa estar inserida no mundo da educação e do trabalho. "Então, o Pacto com Municípios, que estamos fazendo, terá como consequência uma inserção no Pacto pela Vida". 

O Pacto com os Municípios estabelece como metas para 2011-2014 a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. O pacto vista também assegurar que todas as escolas das redes municipais e estadual alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. O próximo encontro para assinatura do compromisso será realizado em Senhor do Bonfim, no dia 3 de agosto.

Recuperação de estrada

Ainda na FTC, o Governo do Estado autorizou o lançamento do edital de licitação para contratação da empresa que executará a obra de recuperação do trecho de 29 quilômetros da BR-415, que liga os municípios de Itabuna, na altura do povoado de Ferradas e Ibicaraí.
 
A iniciativa beneficia 468 mil pessoas dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé, Barro Preto, Firmino Alves e Itororó. Além de garantir segurança aos motoristas, a obra facilita o escoamento de produtos da agricultura, pecuária e indústria. Cerca de seis mil veículos transitam diariamente pelo trecho que será recuperado.

O agricultor Abnael Miranda, 56 anos, produz hortifruti no município de Ibicuí e comercializa sua produção em Itabuna, passando quase que diariamente pelo trecho. "A estrada hoje está péssima, a gente gasta até 50 minutos em um trecho que poderia gastar 20 e só vê carro quebrado, guincho, pneu estourado. Recuperando, vai ficar jóia, porque quando a gente roda em estrada boa, é muito difícil acontecer qualquer coisa ruim".

Inauguração de estação de gás natural

Foi realizada também a inauguração da primeira Estação de Transferência de Custódia (ETC) de gás natural do interior do estado, marcando o início do Programa de Interiorização do Gás Natural Canalizado da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás. A Estação é a primeira ligada ao Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene). A solenidade ocorreu na estação de distribuição da Bahiagás, na Avenida Ibicaraí.