Salvador

HOSPITAL SANTA IZABEL COMPLETA 118 ANOS E ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS

vide
| 27/07/2011 às 09:46
Provedor Santa Casa, José Antonio Rodrigues Alves, anuncia novos investimentos
Foto: BJÁ

Referência na assistência à saúde da população baiana, o Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, completa neste sábado (dia 30) 118 anos no atual endereço no bairro de Nazaré. As comemorações estão acontecendo durante todo este mês com uma série de atividades, voltadas especialmente para o congraçamento de profissionais e pacientes da unidade. Nesta sexta-feira (dia 29), às 8 horas, será realizado um ato ecumênico no Salão Preto e Branco, localizado no hospital.    

O Hospital Santa Izabel foi inaugurado em 1893, após mais 60 anos de construção, seguindo planta idealizada, em 1874, pelo conde Pereira Marinho, que deixou em testamento vultosa quantia para início das obras. A história do Hospital Santa Izabel remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.


O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.


Em 2 de julho de 1833, conforme conta o historiador Paulo Segundo da Costa, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia mudaram-se para o Terreiro de Jesus. No Terreiro de Jesus, funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré, onde se encontra.


Planos e futuro 

Os números provam a grandeza de um dos maiores hospitais do Norte e Nordeste do país, referência em cardiologia, ortopedia, oncologia, otorrinolaringologia e reumatologia. São 525 leitos, 16 salas de cirurgia, 77 leitos de UTI, três salas de hemodinâmica, 27 especialidades médicas atendidas e mais de 3 mil profissionais trabalhando em prol da saúde dos baianos.


O provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, ressalta que nesta longa e gloriosa trajetória construída por uma equipe multidisciplinar, reconhecida pela sua competência e dedicação, o HSI contribuiu também com o desenvolvimento da Saúde na Bahia e no Brasil.


O Santa Izabel, onde aconteceu a primeira transfusão de sangue da Bahia, em 1915, e a primeira reunião da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936, se aperfeiçoou como um dos principais centros de aprimoramento e desenvolvimento de profissionais na área de saúde.


Hoje, enquanto hospital de ensino, oferece 105 vagas anuais de residência médica, 270 vagas de estágio, cem vagas de internato e mantém convênio com sete instituições de ensino superior.


Dentro do compromisso de atender às principais demandas e carências na assistência à saúde, segundo o provedor José Antônio, "o Hospital Santa Izabel está ampliando os investimentos nas áreas de maior complexidade, no desenvolvimento de recursos humanos, na atualização tecnológica e na renovação de ambientes".


O superintendente do HSI, Eduardo Queiroz, acrescenta que até o final do próximo ano dois projetos de grande porte serão concluídos, de modo a qualificar ainda mais assistência prestada à população - a expansão do centro de diagnóstico com renovação do parque tecnológico e a integralização da assistência ao paciente oncológico, que contará com todos os recursos diagnósticos e terapêuticos reunidos num mesmo lugar.