Diante do desconhecimento generalizado sobre detalhes do Mal de Alzheimer e para marcar a passagem do Dia da Avó que transcorre amanhã, dia 26 (julho, 2011), o setor de Recursos Humanos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), promoverá a palestra gratuita O que é o Mal de Alzheimer?. A palestrante será a médica Rubiela Torres Hernandez, graduada pela Universidade de Cartagena, Colômbia e mestranda em Saúde Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia.
O evento acontecerá amanhã (terça, 26) às 14h no auditório Conexão IPAC, na Praça das Artes, Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, com entrada para pedestres pela Rua Gregório de Mattos. Para quem estiver de carro o acesso se dá pela Baixa dos Sapateiros no primeiro estacionamento comercial existente à direita de quem vem sentido Aquidabã-Barroquinha. As vagas para a palestra são limitadas até a lotação do espaço que tem capacidade para 60 pessoas.
"Um grande número de idosos apresentam Mal de Alzheimer e é fundamental que todos nós saibamos identificar sintomas antes da doença avançar", diz a ginecologista e obstetra colombiana Rubiela Hernandez, estudiosa do Mal de Alzheimer. A especialista alerta que as ações preventivas e o reconhecimento dos sintomas ajudam não somente ao doente, como também à família que passa a ser obrigada a ter conhecimentos específicos e cuidados especiais para com os parentes acometidos com esse mal.
A intenção é que as pessoas saiam da palestra reconhecendo os principais sintomas, comenta Hernandez. Segundo especialistas de todo o mundo, o Mal de Alzheimer é hoje a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos, idade em que passam a ser denominadas de idosos. Esse dado corresponde principalmente aos idosos do Brasil e Portugal. O Mal de Alzheimer tem sido duas vezes mais comum que a demência vascular, por exemplo, sendo que em 15% desses casos o diagnóstico de ambas as doenças ocorrem simultaneamente.
A ideia é que as pessoas saibam dos sintomas e como se prevenir, afirmam as secretárias do IPAC, Teresa Freitas e Maria Rita Simplício, idealizadoras do evento. No mesmo dia, ocorrerá a campanha de saúde, somente para funcionários do IPAC, com serviços de controle da hipertensão e vacinação contra hepatite B e febre amarela, além da vacina tríplice e outros, no primeiro andar da sede da instituição.