Salvador

DIA DA MULHER NEGRA COMEMORADO COM SAMBA DE RODA E PRÊMIO MARIA BONITA

Veja
| 25/07/2011 às 17:42
Secretária Lúcia Barbosa, SPM, cai no samba de roda do machucador
Foto: Carol Garcia

Com o objetivo de homenagear as trabalhadoras rurais e as mulheres negras, neste dia vinte e cinco (25) de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e, também, dos Trabalhadores Rurais, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/BA) realizou o Encontro GERAÇÃO - Gênero, Raça, Campo e Ação, em Salvador.


A atividade debateu políticas públicas à luz dos dois eixos de trabalho da recém criada SPM, que são o enfrentamento a violência contra às mulheres e a autonomia das mulheres. Para a Secretária Lúcia, o encontro relembra a importância das trabalhadoras rurais e das mulheres negras na elaboração de programas voltados para estes segmentos. "É chegada a hora de reunir mulheres para garantir os avanços reais que modifiquem suas trajetórias e lhes garantam autonomia em todos os campos de suas vidas", defende.


Durante o evento, aconteceram apresentações culturais, com a cantora Rebeca Taric e o Grupo Bom Viver, com o samba de roda do machucador da  cidade de Cruz das Almas transformando a atividade em uma grande festa. Ao final do dia, personalidades femininas foram homenageadas com o Prêmio Maria Bonita, de reconhecimento às trabalhadoras rurais e às mulheres negras do estado da Bahia.


Foram homenageadas as seguintes mulheres: Alaíde do Feijão, Luislinda Valois, Arany Santana, Capitã Denice Rosário e Valdeci Nascimento