Salvador

SALVADOR SEDE CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

VIDE
| 24/07/2011 às 09:13
A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, nos dias 07, 08, 09 e 10  de Agosto de 2011. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as "Diversidades e (Des)Igualdades", que serão discutidos em 11 eixos temáticos. Durante os quatro dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.


A programação acadêmica acontece no campus de Ondina da UFBA, e conta com a realização de eventos públicos e atividades culturais no centro histórico de Salvador. O XI Congresso Luso Afro Brasileiro está sendo organizado por um comitê composto de pesquisadores de todas as universidades públicas da Bahia, com a coordenação do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia.

O X Congresso Luso- Afro- Brasileiro de Ciências Sociais, aconteceu na Universidade do Minho - Campus de Gualtar - BRAGA - PORTUGAL de 04 a 07 de Fevereiro de 2009 e reuniu cerca de dois mil participantes. Para esta edição, estima-se um público que ultrapasse o anterior.


O objetivo do evento é congregar estudantes e profissionais das áreas das Ciências Sociais, História, Africanidades, Linguística e Literatura e áreas afins, dos países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste), utilizando-se de atividades acadêmicas, culturais e institucionais, tendo como foco o intercambio de produção intelectual e o aprofundamento dos seus debates sobre identidade, processos educativos e diversidades culturais, direito, cidadania, sociabilidades plurais, patrimônios culturais, e outros temas relacionados.

EIXOS TEMÁTICOS
O XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)Igualgualdes  - está organizado em 11 (onze) Eixos Temáticos. Os proponentes de Grupos de Trabalho devem optar por um dos Eixos abaixo e realizar a inscrição.

1 - Identidades, poder e política no mundo luso-afro-brasileiro
2 - Religiões e religiosidades: identidades e diversidades
3 - Direitos e cidadanias: políticas públicas, educação, sustentabilidade e redes sociais
4 - Cultura, sociabilidades e pluralismos culturais: interseções de gênero, classe, família, raça e etnia
5 - Corpo, saúde e sexualidades
6 - Patrimônios culturais: poder e memória
7 - Territorialidades e identidades: migrações, deslocamentos e diversidade cultural
8 - Linguagens, literaturas e artes: diferenças e diversidades
9 - Relações internacionais, Estado e pluralidade cultural: projetos, conflitos e conexões
10 - Comunicação, ciência e tecnologia
11 - Recursos naturais, campesinato e globalização: mobilização, conflitos e gestão

CONFERÊNCIAS

Conferência de Abertura - 07/08: Longe das Guerras Santas: histórias de cooperação entre muçulmanos e ‘infieis' na África Ocidental".
Paulo Farias - Universidade de Bermingham, Reino Unido
Local: Salão Nobre da Reitoria - 18h00.

Conferência - 08/08: Pesquisa e as relações sul-sul.
Ebrima Sall - Secretário Executivo do CODESRIA, Dakar, Senegal
Local:Auditório Letras Lab imagem - 18h00.

Conferência - 08/08: Envelhecimento Demográfico e Políticas Públicas - Uma nova Crítica Sociológica da Ideologia do Envelhecimento Activo.
Manuel Villaverde - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Local: Salão Nobre da Reitoria - 19h30.

Conferência - 09/08: Crescimento econômico e desigualdade: As Novidades Pós Consenso de Washington.
Carlos Lopes,  Guiné Bissau
Local: Salão Nobre da Reitoria - 19h30.

Conferência de encerramento - 10/08Um Mar Vivo: Como Jorge é amado em África.
Mia Couto - Escritor, Moçambique
Local: Teatro Castro Alves - 20h00.



OBSERVAÇÃO RELEVANTE:
Vale à pena ressaltar a presença confirmada do escritor moçambicano, Mia Couto (António Emílio Leite Couto), para palestra de encerramento do evento, no Teatro Castro Alves, dia 10/08/2011 às 20h. O consagrado autor fará uma rica e merecida homenagem à Jorge Amado, o tema desta palestra será: "Um Mar Vivo: Como Jorge é amado em África",  uma leitura africana da obra de Jorge Amado  no dia do seu aniversário, onde completaria 99 anos.

Eis um breve resumo: "Possivelmente os brasileiros desconhecem como os livros de Jorge Amado foram decisivos para os escritores africanos de língua portuguesa. De Cabo Verde a Moçambique, de Angola a São Tomé e Principe, o escritor baiano inspirou os africanos de várias gerações a explorar a sua própria africanidade".