VIDE
Com o objetivo de discutir, de forma globalizada, os aspectos educacionais, comportamentais e afetivos dos educandos com necessidades especiais e instrumentalizar docentes e demais profissionais para a consolidação de uma educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação - SEDUC iniciou a implantação do Projeto Incluir em Alagoinhas.
A abertura do evento contou com a participação do secretario de Educação Caio Castro, que falou sobre os avanços da Educação em Alagoinhas, concretizados através de projetos e programas que vem melhorando a qualidade educacional de alunos e professores. Caio ressaltou a importância de programas como o Mais Educação, a reforma das escolas e creches, a aquisição de novos ônibus escolares e a constante preocupação com a alimentação das crianças para o processo de desenvolvimento do município.
O secretário reforçou o compromisso da gestão para com os professores da Rede Municipal, que recebem constantemente capacitações variadas no intuito de qualificá-los para que levem para as salas de aula conhecimentos ainda mais abrangentes para os alunos.
"Hoje Alagoinhas já é uma referência na Bahia, em termos de atendimento à estudantes portadores de necessidades especiais. Mas nós queremos ir além disso. Nosso sonho nesta gestão é instituir no município um núcleo de atendimento pedagógico especializado, que vai funcionar como instrumento de fortalecimento para que pedagogos, professores, possam adquirir habilidades e saber como lidar com as diferenças dessas pessoas que precisam de cuidados especiais", define Caio. O Projeto Incluir está sendo realizado através da parceria entre a SEDUC e a FASEC - Fundação de Assistência Socioeducativa e Cultural.

De acordo com especialistas, pessoas com necessidades educacionais especiais são aquelas que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrente de fatores genéticos, inatos ou ambientais, de caráter temporário ou permanente. Para debater a inclusão desse publico, participam do projeto coordenadores pedagógicos, técnicos de educação, gestores educacionais, docentes e membros da sociedade civil organizada. "Temos uma programação de capacitações e treinamentos constantes durante esse ano de 2011 e a participação do professor, do diretor e do pedagogo é de suma importância para que eles possam aprender metodologias de como gerir nas unidades escolares as relações entre alunos, educadores, pais e sociedade", diz o secretário.
A pedagoga Jaqueline Santana proferiu neste dia de abertura do projeto, palestras sobre o acesso à educação como direito e qualidade como meta e a inclusão na educação enquanto direito fundamental e garantia de cidadania. Aspectos históricos e sociológicos da inclusão também foi tema do debate. "Nesse primeiro momento nós vamos fazer um diagnóstico da Rede no sentido da aplicação de instrumentos de pesquisa onde os professores estarão respondendo e dando pistas do que vamos planejar na segunda e terceira etapa. Na próxima semana teremos um segundo evento, onde estaremos discutindo com eles o planejamento e no mês de agosto a gente dá prioridade à formação dos professores dentro da perspectiva de implementação do currículo na sala de aula", explica Jaqueline.
Também estiveram presentes durante a abertura do Projeto Incluir, o secretário de Governo, João Rabelo, representando o prefeito Paulo Cezar, a diretora pedagógica da SEDUC, Lucia Silva e demais diretores e membros da Secretaria, além de educadores de instituições como a Universidade Estadual da Bahia - UNEB.