vide
Servidores da SUCOM retiram placas colocadas nas áreas verdes
Foto: ASCOM
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) iniciou nesta sexta-feira (22) uma operação com o objetivo de atuar diante de irregularidades encontradas na cidade. As fiscalizações ocorreram nas Avenidas Luis Viana Filho (Paralela), Pinto de Aguiar e Otávio Mangabeira. O saldo parcial da operação foi: remoção de três cavaletes, três estandartes, três lonas, três faixas de publicidade, três banners, oito placas e 10 bandeirolas. As publicidades retiradas estavam sendo expostas sem a devida licença do órgão e algumas delas em logradouro público. Também foram lavrados cinco autos de infração e cinco notificações por ausência do alvará da Sucom.
Logo no início dos trabalhos, os prepostos da autarquia apreenderam publicidades de dois postos de gasolina situados na Paralela que exibiam propagandas sem a devida licença do órgão. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram ainda notificados para se regularizar e um deles autuado.
De acordo com o responsável pela Gerência de Fiscalização Urbanística e Segurança (Gefis), Elmo Costa, a operação teve um resultado positivo. "É importante destacar que ações como essa conseguem em um curto espaço de tempo, no caso de hoje, por exemplo, grandes resultados como notificação, auto de infração e remoção de publicidade irregular em um só lugar e no mesmo momento. Isso é bom para a população, que percebe o trabalho realizado pela Sucom em fiscalizar as irregularidades existentes", ressaltou.
Os agentes da Gefis percorreram diversas ruas das localidades citadas. Ao identificarem publicidades aparentemente irregulares e construções sem a devida licença da autarquia, os fiscais abordavam o responsável e, constatando a ilegalidade, o suposto material era removido, como também a obra notificada e autuada.
A equipe da operação identificou que o Hipermercado Bompreço, localizado no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão, não atendeu à notificação emitida no dia 31 de maio, quando também foi lavrado um auto de infração. Na ocasião, foi solicitada a remoção da publicidade fixada em logradouro público.
Nesta sexta-feira, a responsável pelo estabelecimento comercial foi novamente orientada a retirar a placa com o nome do supermercado do local em que está instalada. Caso a determinação não seja atendida, os agentes do Setor de Apreensão e Demolição (SAD) realizarão o serviço.
Mais ações - Além das apreensões na Paralela e em Patamares, os prepostos da autarquia notificaram o Centro de Línguas Estrangeiras do Imbuí (CCAA) para remover imediatamente a publicidade exposta na fachada do shopping e autuaram o responsável pelo estabelecimento por exibição da propaganda sem a devida licença do órgão.