Salvador

SAMU DE TANHAÇU TEM AMBULÂNCIA MAS NÃO FUNCIONA POR FALTA MÉDICOS

vide
| 16/07/2011 às 08:58

Ambulância estava trancada na garagem do Samu. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).


No mês de março, do corrente ano, a prefeitura de Tanhaçu, no sudoeste baiano, em convênio com os governos do estadual e federal, inaugurou a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No entanto, a ambulância da unidade nunca saiu da garagem, conforme denúncia dos moradores da cidade.

De acordo a propaganda 
 da Administração Municipal, "o Samu 192 vai dar mais agilidade, segurança e conforto na remoção dos casos graves, e com isso salvar muitas vidas, pois às vezes não se consegue ser atendido a tempo em uma ambulância comum", mas, na prática, isso não ocorre. Um exemplo são os dois graves acidentes, ocorridos no dia 20 de junho, onde, no primeiro, o funcionário de uma das empresas que prestam serviço a Valec, que está no município realizando as obras de construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), sofreu um acidente, no entroncamento do canteiro de obras, foi socorrido na carroceria de uma caminhonete, que passava pelo local e veio a óbito no hospital.

No segundo, que ocorreu na BA-142, trecho entre os municípios de Tanhaçu a Ituaçu,
um ônibus de uma empresa interestadual tombou, vários passageiros ficaram feridos e não houve o atendimento do Samu, sendo que, em ambos os casos, a ambulância estava trancada na garagem. O Brumado Notícias falou, por telefone, com o prefeito João Francisco (PC do B), que está em Salvador, participando de um seminário de prefeitos e garantiu que daria uma resposta, assim que terminasse o evento, mas até o fechamento da matéria, o mesmo não retornou a ligação. (BRUMADO NOTICIAS)