vide
Carreta odonto Sesc dando suporte ao atendimento à população em Alagoinhas
Foto: Amilton André
Como forma de garantir melhor qualidade de vida para mais jovens de Alagoinhas a partir da compreensão de que a criança e o adolescente são prioridades, a Secretaria de Assistência Social está ampliando o Programa Projovem no município. O inicio das atividades nas novas localidades beneficiadas e a entrega dos novos fardamentos do programa acontece nos dias 13, 14 e 17, nas comunidades do Mangalô, 21 de Setembro, Alagoinhas Velha, Estevão, Boa União e Quizambu. No dia 17 a SEMAS também vai realizar a abertura do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do distrito de Riacho da Guia.
"A ampliação dos coletivos do Projovem é mais uma conquista do Governo Paulo Cezar. Nosso programa só contava com seis coletivos e lutamos através da Secretaria Estadual para que conseguíssemos trazer mais alguns coletivos para o nosso município, visando dar um suporte maior, uma ocupação aos nossos adolescentes de 15 a 17 anos, que ficam na maior parte das vezes ociosos no turno oposto ao da escola", explica a secretária de Assistência Social Tatiana Andrade. O programa foi ampliado não só dentro da zona urbana, mas também para a zona rural nos distritos de Boa União, Riacho da Guia e Estevão.
Agora o Projovem vai trabalhar através de 12 coletivos, que funcionam em locais fixos, como Centros Comunitários, Associações de Moradores ou em algum espaço doado pela comunidade. O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo, que tem como objetivo realizar ações que proporcionem alternativas para que os jovens que enfrentem situações de vulnerabilidade social, complementando assim a proteção social básica à família. "Não é uma obrigação do município distribuir fardamentos para os beneficiados, mas fazemos questão de que todos os alunos estejam padronizados", diz Tatiana.
Além de mecanismos que orientam os jovens para uma boa convivência familiar, o Programa possibilita oportunidades de inserção e permanência do jovem no sistema educacional. Permite também que os participantes desenvolvam suas habilidades e potencialidades, através de uma série de atividades trabalhadas em conjunto com orientadores e facilitadores de dança, cultura e esporte.