Salvador

RESTAURANTE POPULAR DE LAURO COMEMORA 2 MILHÕES DE REFEIÇÕES SERVIDAS

vide
| 09/07/2011 às 10:14
Restaurante Popular de Lauro serve 3 mil refeições ao dia
Foto: joão Raimundo

Um mês antes do previsto, o Restaurante Popular de Lauro de Freitas comemorou nesta sexta-feira dois milhões de refeições servidas em menos de três anos de existência. A marca foi batida pelo aposentado Alexandre Pereira da Silva, de 73 anos, às 12h23.

"Eu freqüento aqui de segunda a sexta-feira. Se funcionasse aos sábados e domingos, eu também viria. Quem reclama de uma refeição desta, se queixa de Jesus Cristo", disse ele, feliz por ser o beneficiário n° 2 milhões. Considerado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como de excelência, o equipamento oferece 3 mil refeições diariamente.

O restaurante foi construído e equipado pelo MDS, num investimento de 1,5 milhão. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasci), Lourdes Lobo, cada refeição custa R$ 4,86. Subsidiada pela prefeitura, é vendida a R$ 1. Desde setembro de 2008, quando foi inaugurado, a Semasci já aplicou cerca de 4 milhões de reais. Representantes de diversos países, ministros e até um rei tribal de Gana já visitaram o restaurante para copiar o modelo do equipamento.
 
"É uma experiência vitoriosa. Todos querem aprender para replicar" - frisa Lobo. De acordo com ela, o Restaurante Popular é utilizado para treinamento de profissionais de nutrição e é objeto de estudo de universidades sobre a qualidade dos alimentos servidos e repercussão na saúde dos frequentadores. "Os relatórios são extremamente positivos. Nossa exigência é que a qualidade seja constante".


Alexandre da Silva garante que, após freqüentar o restaurante, sua saúde melhorou muito. Ele destaca também a qualidade do atendimento. "O tratamento aqui pelos funcionários é fora de série, são pessoas educadas, tratam muito bem". Ele almoça diariamente no Restaurante Popular, desde o primeiro mês de funcionamento. "Ninguém tem argumento para falar mal. Se fosse ruim, as pessoas não viriam. Ninguém de bom senso reclama daqui".


O Restaurante Popular de Lauro de Freitas é o único no Brasil que trocou os bandejões por pratos. A idéia, segundo Lourdes Lobo, é tornar o ambiente mais familiar. Sob orientação de nutricionista, todas as regras de segurança alimentar são seguidas. Nunca houve registro de contaminação.