Para apresentar o projeto e debater a obra, orçada em pouco mais de R$6,5 milhões, a prefeitura organiza audiência pública, que será realizada no dia 20, às 19h, na Unime.
A intervenção evitará que o acúmulo de águas durante chuvas mais fortes, resulte no transbordamento do canal na altura da Avenida Luiz Tarquínio. Neste trecho, o córrego, com leito mais baixo, servirá para escoar apenas a água proveniente do Centro.
A intervenção resulta do Estudo de Bacias, realizado em 2007. Recentemente revisado e aprovado pela Caixa Econômica Federal, o projeto será executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). As obras, custeadas pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC 2), por meio do Ministério das Cidades, incluem a revitalização de duas lagoas, que servirão como regularizadoras do fluxo, e a construção de 1500 metros de canal.
O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (6), aos moradores do loteamento Portão do Sol, em Buraquinho. O segundo trechos da obra inclui recuperação de lagoa que fica dentro do loteamento. Na ocasião, a prefeita, Moema Gramacho anunciou revitalização da área do entorno e uma parceria para a pavimentação das ruas do Portão do Sol.
Nos últimos anos, a prefeitura realizou diversas intervenções nos rios, córregos e canais, com limpeza e dragagem, que resultaram na diminuição das enchentes, ano a ano, em todo o município.