A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, abriu oficialmente o projeto Ação de Cidadania, que acontece até domingo (10) na localidade de Jardim Metrópole, em Itinga. Moema percorreu os estandes e ouviu a população. Todas as secretarias municipais participam da iniciativa, prestando serviços. Tendas com biblioteca, orientação jurídica, dicas da saúde, de trânsito e da defesa civil foram instaladas ao lado da unidade móvel do cadastramento do Bolsa Família. Mais adiante, atividades culturais e oficinas educativas atraiam os mais jovens.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasci), Lourdes Lobo, explicou que a "busca ativa" pelos mais necessitados, um dos focos do Ação de Cidadania e tendência das políticas sociais brasileiras, é realizada no município desde 2005.
O Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) são instrumentos da Semasci que integram o projeto. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, a divulgação dos serviços prestados pela rede municipal é um dos diferenciais da iniciativa. "Ainda há muita desinformação". E completa: "o governo Moema prefere ação do que propaganda". Galvão chama atenção para a quantidade de mamografias disponibilizadas durante os sete dias da ação: 269.
Os moradores da localidade contam com os serviços de 17 órgãos simultaneamente. "O projeto é muito bom. Continuando assim vai ser ótimo. Se houver isto em cada loteamento, as coisas serão bem melhores para todos" - salientou Antônia Araújo, mais conhecida como Branca, que mora no Jardim Metrópole há mais de 20 anos. Outra moradora, Araci Cerqueira da Silva, aproveitou para regularizar o Bolsa Família e levar a sogra ao médico. O Ação de Cidadania acorrerá a cada mês, com duração de uma semana, nas localidades mais necessitadas de Lauro de Freitas.