Ao contrário do que indica a manchete do Jornal A Tarde, desta terça-feira, 05, a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), através da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop) esclarece que os trabalhos da Operação Tapa-Buracos ocorrem diariamente durante todo o ano, para recompor o revestimento asfáltico da capital. Somente neste primeiro semestre, a Sucop executou tapa-buracos em 1124 logradouros.
Este serviço continuará ocorrendo diariamente. Em setembro, quando acabar o período chuvoso e o solo já estiver seco, a prefeitura fará o recapeamento de diversas ruas e avenidas da cidade. O recapeamento ocorre em duas etapas, primeiro é realizada a fresagem do asfalto (quando a massa antiga é removida) e depois, a aplicação de uma nova massa asfáltica no local.
A Sucop explica que durante os meses de março e junho, quando a cidade registra sés maiores índices pluviométricos, é intensificado os trabalhos da operação tapa-buracos para amenizar o desgaste do asfalto provocado pela incidência das chuvas. O órgão esclarece que este não é o período ideal para fazer o recapeamento, já que o asfalto é usinado à quente e não adere com perfeição na base úmida. Contudo, a prefeitura atua de forma emergencial para evitar transtornos à população.