Moradores de Jardim Metrópole, em Itinga, estão sendo beneficiados pelo Projeto Ação de Cidadania, com serviços oferecidos por 15 órgãos da administração municipal. Orientação jurídica, palestras, oficinas educativas, serviços de saúde, dicas da defesa civil, cadastramento do Bolsa Família, atividades culturais e apoio ao trabalhador são algumas das ações que já estão sendo realizadas. Unidades móveis da Secretaria Municipal de Saúde estão disponibilizando mamografia, consulta com médico clínico e preventivo ginecológico no local.
O projeto, que teve início nesta segunda-feira (4), inclui ainda serviços de infraestrutura como pintura de meio fio, melhoria da iluminação pública, ordenamento do solo, fechamento de buracos e bueiros, limpeza de caixas pluviais e poda de árvores. O serviço fica no Jardim Metrópole até o dia 10, quando acontecerá uma culminação com apresentação dos resultados da ação. Nesta terça-feira, a prefeita Moema Gramacho fará a abertura oficial do projeto, no Jardim Metrópole, às 8h.
A comunidade acolheu o projeto, que registrou grande procura já na manhã do primeiro dia. "A população gostou muito. Está mil grau" - exclama Wellington Bastos Oliveira, de 30 anos. Segundo outra moradora da localidade, Aline dos Santos, a iniciativa é inovadora. "Está ótimo. Vou participar de tudo". Para Gisleide Oliveira, as oficinas educativas para as crianças, a vacinação, o cadastramento do Bolsa Família e o encaminhamento para retirada de documentos são os serviços prestados que mais lhe interessam. "Estou achando maravilhoso".
Uma equipe de jovens assistidos pelo Protejo que participa da oficina de vídeo do programa, está capturando imagens para a elaboração de vídeo. O Ação de Cidadania, projeto criado pela prefeitura de Lauro de Freitas, permanecerá uma semana em cada localidade.