A prevenção quanto a desastres naturais será um dos principais focos do trabalho da Defesa Civil. Visando capacitar multiplicadores para atuarem em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação como uma ferramenta do gerenciamento de riscos de desastres, será realizada, nesta terça (05) e quarta-feira (06), a Oficina de Comunicação e Percepção de Riscos e Desastres.
O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. O encontro, que acontecerá no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), terá como público alvo, representantes do Corpo de Bombeiros, imprensa, universidades, instituto de pesquisa e extensão, órgãos de proteção ambiental, sociedade civil organizada, além da Cordec.
A oficina é parte do projeto Promoção da Cultura de Riscos de Desastres (PCRD), e tem como foco disseminar a cultura com ampliação da percepção e do desenvolvimento de ferramentas eficazes de comunicação com ênfase na questão ambiental. Segundo o coordenador de Defesa Civil na Bahia, Salvador Brito, ela aborda a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários, além de ser uma oportunidade para conscientizar os participantes sobre os impactos decorrentes da formação e propagação de rumores, do excesso, da escassez ou do conflito de informação sobre riscos.
No primeiro dia, a partir das 14h, acontece a palestra com o tema "Cultura de Riscos como Ferramenta de Política Pública de Prevenção e Redução de Desastres", ministrada pela professora doutora Cilene Victor. No dia seguinte, será realizada oficina, de oito horas, coordenada pelo Departamento de Minimização de Desastres (DMD) do Ministério da Integração Nacional (MI). O PCRD é um projeto alinhado às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas - ONU.