Salvador

ITACARÉ É UMA DAS POUCAS CIDADES DO INTERIOR QUE LEMBRA O 2 DE JULHO

vide
| 02/07/2011 às 08:45
Cena do desfile em Itacaré
Foto: Karoline Vital

Uma série de atividades cívicas vai marcar o 2 de Julho em Itacaré. A data máxima para os baianos e uma das importantes para os brasileiros será lembrada no município do sul do estado com homenagens aos heróis brasileiros como Ana Nery, Maria Quitéria, Joana Angélica e o general Pedro Labatut, que liderou as tropas nas primeiras ofensivas contra os portugueses.

Um cortejo lembrando esses personagens, que foram fundamentais para a expulsão dos portugueses da Bahia, em 1823, será realizado a partir das 15 horas deste sábado, com saída da Praça 2 de Julho, mais conhecida como do Canhão. O ato cívico ocorre em Itacaré há mais de 50 anos e desde 2009 vem contando com o apoio da prefeitura.

 

Carro alegórico

A secretária municipal de Educação, Juliana Delmont, destaca que a celebração para comemorar a independência da Bahia já faz parte da cultura de Itacaré. Para o prefeito Antônio de Anízio, o empenho do itacareense para manter a tradição é uma coisa fantástica. "É uma das festas mais lindas que conheço", afirma o prefeito.

Mais uma vez um carro alegórico deve desfilar pelas principais ruas do município. O ato cívico contará com a participação dos alunos das escolas municipais e estaduais e terá participação da Filarmônica São Miguel e a premiada Fanfarra de Itacaré (Faita). O ato cívico é organizado por uma comissão de senhoras e tem apoio da prefeitura.