Salvador

FOGO SIMBÓLICO PASSA POR SÃO FRANCISCO DO CONDE RUMO À CAPITAL

vide
| 01/07/2011 às 09:28

Depois de deixar Cachoeira na manhã de ontem (30) e passar por Saubara e Santo Amaro da Purificação, o "Fogo Simbólico" que marca a participação do povo do recôncavo baiano na luta pela independência da Bahia, chegou no final da tarde a São Francisco do Conde, onde vai passar a noite. A tocha acesa foi carregada por atletas até o centro da cidade e recebida pela prefeita Rilza Valentim, que a repassou à atleta Renata Santos que acendeu a pira na praça da Independência.

Ao relembrar a luta do povo baiano em 1822, a prefeita Rilza Valentim lembrou que a independência só foi conquistada porque a população do recôncavo se uniu em busca de um ideal. "Sozinho a gente não conseguiria, mas juntos ninguém nos vence", afirmou Rilza, que ainda comemorou o orgulho dos sanfranciscanos por terem sido parte fundamental na história pela independência da Bahia e do Brasil.

A prefeita exortou os "homens e mulheres de nossa terra que nunca apaguem e nem deixem que apaguem a chama do coração que busca a verdadeira liberdade da vida"

O "Fogo Simbólico" passa a noite em São Francisco do Conde e de acordo com a programação será conduzido até Candeias, a partir das 7h00, depois segue para Simões Filho e, finalmente, Salvador.

A tocha deve chegar ao Panteão Labatut, em Pirajá,  nesta sexta às 15h30, onde ficará até o dia 12 de julho quando as comemorações oficiais se encerram. Antes de chegar a Salvador o "Fogo Simbólico" percorre os municípios do recôncavo porque foi lá que a luta pela independência começou e é o trajeto por onde o povo marchou antes de chegar à capital, para firmar sua posição contra o domínio português e pela unificação do país.