A celebração do TE DEUM, na manhã desta sexta-feira (1º), na Catedral Basílica de Salvador, pelo bispo auxiliar Dom Gregório Paixão, abriu as comemorações pelo 2 de Julho em Salvador.
Durante a cerimônia religiosa em ação de graças aos heróis da independência, dom Gregório destacou a realização dos grandes homens que inscreveram na história da humanidade suas obras espetaculares, citando o Jardim Suspenso da Babilônia e as pirâmides do Egito.
O bispo fez um paralelo desses feitos com os heróis da independência bem como aqueles que, anonimamente, participaram, das lutas pela libertação do País do jugo de Portugal, e que, com sua bravura, construíram a independência da Bahia e do Brasil, conquistando a liberdade, sendo, por isso mesmo, tão reverenciados e homenageados até os dias de hoje.
O TE DEUM, hino litúrgico católico, é uma cerimônia que segue a tradição religiosa desde 1823 e comemora a conquista da independência. A expressão em latim significa "A Vós, Ó Deus, Louvamos e Agradecemos".
O ato religioso foi acompanhado pelo secretário Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secult), João Carlos Bacelar, representando o prefeito João Henrique; o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Ipojucã Cabral, responsável pela organização dos festejos cívicos da independência; os vereadores Joceval Rodrigues, que representou a Presidência da Câmara de Vereadores, e Pitangueiras, além de fiéis e autoridades civis e militares.