Salvador

VILA DO FORRÓ EM ALAGOINHAS ENCERRA FESTEJOS JUNINOS COM MAIOR SUCESSO

vide
| 27/06/2011 às 17:25
Vila do Forró preservou a musicalidade da festa e a dança dos nordestinos
Foto: Amilton André
A população de Alagoinhas compareceu em massa durante os 10 dias de programação da Vila do Forró. Famílias inteiras e pessoas de diferentes faixas etárias entre crianças, jovens, adultos e idosos, além de pessoas de outras cidades, prestigiaram as noites juninas promovidas pela Prefeitura, que teve acesso gratuito.

"Esta é a primeira vez que estou participando de uma festa de São João no Nordeste e estou adorando. Está tudo muito bonito, muito organizado", destacou animada a carioca Cintia Yuka Kikuchi.
Em sua 2ª edição, a Vila do Forró mais uma vez se destaca pela valorização dos tradicionais elementos juninos, como o forró pé-de-serra e a apresentação de quadrilhas, além da valorização dos artistas locais, que há muito não tinham voz e vez dentro dos eventos promovidos na cidade. Além da cidade cenográfica, com capela, fazenda e casa do beiju, foi montado na Vila, um palco estilizado e com uma decoração de primeira, para receber as bandas locais que interpretaram grandes sucessos da música sertaneja, consolidados por nomes como Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Trio Nordestino, promovendo um verdadeiro forrobodó na Praça Graciliano de Freitas.
 
Durante as noites de forró na Vila, os visitantes curtiam as guloseimas típicas nas barraquinhas durante os intervalos das apresentações. Este ano, a festa superou as expectativas tanto de público como no ramo comercial. Além de diversão, a Vila do forró gerou emprego e renda para muitas famílias de Alagoinhas.

A Vila também possibilitou para o alagoinhense a oportunidade de ficar na cidade neste período festivo, desfrutando de boa música e ambiente acolhedor, depois de muitos anos sem a comemoração oficial dos festejos. A Prefeitura também levou ao público as apresentações de crianças e adolescentes beneficiados pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, como o Centro de referência e Assistência Social - CRAS e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, além das apresentações teatrais.

"QUADRILHAS"

O enceramento da Vila do Forró, neste domingo, 26, foi marcado por grandes momentos para as quadrilhas juninas que se apresentaram ao som das tradicionais músicas juninas durante os 10 dias de festa. Todas as quadrilhas foram premiadas pela sua participação no evento. A ocasião contou com a presença do prefeito Paulo Cezar, que participou ativamente da festa, da secretária Tatiana Andrade, idealizadora da Vila, demais secretários municipais, vereadores, representantes da Forças Empresariais de Alagoinhas e da população alagoinhense, que não deixou a Vila vazia um só dia.

Ao todo se apresentaram quatro quadrilhas juninas: Tia Dulce, Chama Ardente, Arriba Saia e Fogueira Nordestina. Todas formadas por moradores dos bairros da cidade e que foram contempladas com quatro televisores de 29 polegadas cedidas pelas Forças Empresariais, formada pelo Sindicato dos Empregados do comércio - SINCOMÉRCIO, Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas - ACIA e Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL.

 
A fundadora da quadrilha junina Arraiá da Tia Dulce, do Jacaré de Dentro, comunidade rural, Dulcineide dos Santos Bispo, disse que ficou muito feliz com a premiação. Agradeceu ao prefeito Paulo Cezar, à secretária Tatiana Andrade pela oportunidade de participar do evento e às Forças Empresariais pelo incentivo. "Estamos todos satisfeitos não só pelo prêmio, mas principalmente pela oportunidade de mostrar a nossa quadrilha que antes não era vista. Só temos a agradecer a todos", comentou Dulcineide Bispo.


Após a premiação das quadrilhas, a festa contou com a apresentação do Grupo Mescla, que teve uma participação ativa durante todos os dias de Vila e das bandas Alfredinho Pé de Serra e Forró Sentado, que levaram animação no último dia de festa.