Paulo Renato durante uma cerimônia de entrega de veículos escolares em dezembro de 2009
Familiares do ex-ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato Souza, estão presentes desde a manhã deste domingo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para se despedir do político. Souza morreu no sábado, em São Roque (SP), após um infarto e seu corpo chegou à Alesp às 8h40 de hoje. O enterro está previsto para amanhã, às 11h, no cemitério do Morumbi.
Além de orar, os netos deixaram uma mensagem sobre o corpo do ex-ministro, que estava no caixão ainda aberto. Além de amigos e familiares, o secretario estadual de Energia, José Aníbal compareceu ao local.
O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega também esteve presente ao velório. "Dificilmente o Paulo Renato tem concorrentes em relação às realizações e serviços prestados à educação no País e ao Estado de São Paulo. Foi uma grande perda e prematura", disse ele. O político afirmou ainda que o ex-ministro foi socorrido por volta das 23h de sábado, mas chegou sem vida ao hospital.
O governador Geraldo Alckmin chegou à Alesp depois de participar da Parada do Orgulho LGBT. Ele disse que "Paulo Renato foi o grande responsável pela universalização do acesso ao Ensino Fundamental". O tucano destacou ainda a atuação do ex-ministro como companheiro de partido. "Sempre foi um homem de caráter e compromissado com a educação do País."
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que também havia comparecido à parada, disse que "Paulo Renato foi um extraordinário homem público e foi uma perda muito precoce". Ele deu ainda um abraço afetuoso em todos os familiares do político.
O ex-ministro nasceu em Porto Alegre, no dia 10 de setembro de 1945. Formou-se em Economia e, mais tarde, obteve título de mestre e doutor. Além de ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato foi deputado federal, secretário estadual de Educação de São Paulo, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Paulo Renato também foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).