O município que tem o melhor São João da Bahia, São Francisco do Conde, já está com tudo pronto para o Arraiá do Chico. Palcos, camarotes, caramanchão, Memorial com exposições, coreto, tenda do povo e cidade cenográfica são algumas das estruturas montadas no circuito oficial da festa, que este ano homenageia Luiz Gonzaga. Baseado em pesquisas sobre a vida e obra do Rei do Baião - o município ganhou uma estrutura cenográfica voltada para a tradição popular nordestina como retrata as canções do Mestre Lua.
O Arraiá do Chico acontece de 23 a 29 de junho e mantém vivas tradições juninas como os concursos de Rainha do Milho, Rei do Amendoim, Rua Mais Enfeitada, Gincana, Quadrilha e Casamento na Roça.
Cidade monitorada traz segurança os forrozeiros
Um público entre 40 e 50 mil pessoas é esperado diariamente em São Francisco do Conde. Para garantir a segurança dos sanfranciscanos e visitantes foram instaladas 22 câmeras no município, tanto na entrada da cidade quanto no circuito oficial da festa. O monitoramento será acompanhado pelo Posto de Comando da Polícia Militar, localizado na orla marítima. O efetivo diário será de 100 policiais, que trabalharão equipados com rádios e detectores de metais.
Surpresa na chegada
Ao chegar a São Francisco do Conde os visitantes já terão a sensação de aconchego junino. Foram colocados bonecos de 4,5m de altura no Portal de Entrada da cidade, formando um trio nordestino de forró comd zabumba, sanfona e triângulo. As praças próximas ao circuito oficial também estão decoradas com o tema da festa: "A Noite de Lua é Cheia".
Estrutura
- Palcos
Dois grandes palcos foram montados na Praça Maria do Benzê (orla marítima) para receber as atrações principais. Decorados um ao lado do outro, a estrutura facilita na mudança das bandas, fazendo com que não haja atrasos.
- Camarotes
Haverá dois camarotes próximos aos palcos principais com capacidade para comportar até 400 pessoas. Agregados no mesmo espaço, um será para convidados e outro para imprensa. Toda ornamentação terá aspecto rústico, lembrando características da cidade Exu - terra natal de Luiz Gonzaga. Imagens do Rei do Baião, de Santo Antônio, Frei Damião, Padre Cícero, São João Batista e São Pedro irão compor a decoração do espaço. Os camarotes terão sala vip para receber artistas e autoridades, acessibilidade para cadeirantes, buffet será de comidas típicas do Nordeste, ao som de um trio nordestino que vai tocar nos intervalos musicais, e ainda bonecos caracterizados como sertanejos, em tamanho original, para que os visitantes possam tirar fotos ao lado de símbolos do Nordeste.
- Caramanchão
Espaço alternativo que oferece a programação cultural dos festejos juninos e onde ficarão o coreto e as barracas de comidas típicas. No local serão realizados os concursos de Quadrilha, Rei do Amendoim, Rainha do Milho, Casamento da Roça e a Gincana Junina entre as escolas municipais, além de shows das bandas locais.
- Memorial Luiz Gonzaga
Instalado dentro do Mercado Cultural, na orla da cidade, o Memorial Luiz Gonzaga faz uma amostra biográfica do Rei do Baião. Objetos pessoais do grande músico nordestino, como sanfona e mobiliários da casa dele contarão sua história. Serão reproduzidos também a Casa de Reboco, cenários do agreste com plantas e elementos do sertão e a Capelinha que retrata a crença de Gonzagão em São João Batista. O horário de funcionamento será das 10h às 22h.